Colegas, amigos, acabei de zerar Super Metroid. Nunca havia zerado esse jogo que marcou época... só havia no máximo testado as primeiras telas e largado pra lá.
Peguei pra começar semana retrasada e o jogo me conquistou bastante. A exploração é enorme e vira e mexe você fica perdido por Zebes, mas logo consegue se encontrar. Acabei usando walkthrough pra umas três partes onde já estava rodando em círculos há muito tempo... e como o jogo exige muito backtracking, e o mapa possuir caráter expansivo conforme o jogador vai encontrando novos itens, preferi assim para não acabar me frustrando e ficando de saco cheio (infelizmente minha paciência não é mais o que era antigamente)... mas enfim, em outras partes o jogo funcionou organicamente.
Joguei no Wii U pelo Gamepad e tive dificuldade em dominar algumas mecânicas, especialmente o wall jump, que requer maestria para utilizar efetivamente, e também o Space Jump, que faz a Samus dar pulos duplos, triplos, quádruplos, enfim, infinitamente, se o jogador acertar ritmicamente os comandos, ganhando altura e/ou distância, acessando novas áreas.
A enorme gama de armas, gadgets e movimentos da Samus faz várias salas terem várias possibilidades, conforme os itens vão sendo coletados. Uma sala que era um martírio passar pulando de plataforma em plataforma vira uma baba quando a mecânica de space jump é dominada.
E de verdade, quando você domina o wall jump e o space jump, você só quer passar assim. Tem um feeling muito gostoso de fazer isso certo, porque é algo difícil e eu me sentia bem sabendo que tudo aquilo era eu que estava fazendo, porque eu estava realmente jogando bem.
Com uma curva de dificuldade acentuada, o jogo começa difícil, e bastante limitado em recursos, mas a exploração compensa, tem MUITA salinha escondida que você só consegue acessar depois de pegar certo item... mas lá pro final o jogo está mais fácil não porque o level design está mais amigável, mas sim porque o jogo já te ensinou tanto que você já está mestre na parada.
Gostei bastante, amigos, um clássico. O jogo é um pouco travado/duro nos comandos pros dias de hoje, e tem coisas que tenho certeza de que seriam diferentes hoje (teríamos fast travel entre os save points com certeza, por exemplo), bem como algumas partes frustrantes (a área de Maridia com suas areias movediças deixa qualquer um louco de raiva), mas o jogo não envelheceu quase nada, é uma excelente pedida para hoje ainda. Se você nunca jogou, recomendo!
Ah, e a narrativa do jogo é sensacional nas partes finais, e tem momentos muito épicos, de deixar CG de hoje em dia querendo ser Super Metroid com seus gráficos 16 bits, que apresentou cenas não jogáveis curtas, porém memoráveis.
Abraços, amigos, obrigado pelo espaço.