Fiz um resuminho do que saquei da história e universo. Vou colar aqui o que pus no Facebook:
Geral fala muito das mecânicas, dos desafios, bosses, cálices e tal, mas... e sobre a história de Bloodborne? Vcs não curtiram? Não entenderam? Nem ligaram? Vamos falar um pouquinho sobre ela, que tal?
Spoilers pela frente, aconselho só ler quem terminou o jogo ou que já saiba das paradas. Várias informações peguei da Wiki do jogo e de outros artigos que tentam montar uma história sobre o jogo.
Mais do que entender linearmente, ou seja, o começo, meio e fim das ações do caçador de cada um, acho muito importante compreendermos os temas do jogo...
Apesar de não ser estritamente necessário, ajuda saber sobre a obra de H. P. Lovecraft, a maior influência para o universo do jogo (sendo Bram Stocker uma influência menor). Lovecraft é o criador de obras de horror cósmico do início do século XX, onde no fundo do oceano viviam seres transcendentais, como deuses, conhecidos como Old Ones (Anciões), secretamente. Os protagonistas de suas histórias, ao tomarem conhecimento da existência de tais seres, ficavam loucos. Um exemplo de ser cósmico do universo de Lovecraft, o mais conhecido deles, é o Cthulhu, gigantesco. Em geral, estes seres não são nem bons, nem maus, e os seres humanos são nada para eles.
Similarmente em Bloodborne, temos os Great Old Ones, nome muitíssimo similar aos seres de Lovecraft. E quanto mais andamos por Yharnam e seus arredores e mais temos contatos com esses "horrores", seja através de conversas com os NPCs, encontrar e derrotar chefes (bestas, em sua maioria), ganhamos Discernimento (Insight). Esse discernimento é um medidor do quanto estamos conscientes dos estranhos seres que são reverenciados pela Igreja da Cura (Healing Church) em Yharnam.
E quanto mais Discernimento, mais somos suscetíveis à loucura, aplicada à jogabilidade de Bloodborne como o status de Frenesi (Frenzy), causado por determinados inimigos ligados a estes seres ancestrais (os Watchers com a cruz vermelha na Catedral, por exemplo) - ou às vezes sem ligação, ou com alguma ligação que não percebi, como os Homens-Mosca de Byrgenwerth.
Também ganhamos Discernimento através do uso de itens encontrados por Yharnam, os "Conhecimentos de Louco" ("Madman Knowledges"), que são crânios de pessoas já falecidas, que ficaram loucas ao descobrir um pouco da verdade Terrível/Sobrenatural (Eldritch truth) - aliás, Eldritch era uma palavra que o Lovecraft amava, e há um jogo de tabuleiro baseado no universo criado pelo autor chamado Eldritch Horror.
Essa "Verdade" é descoberta quando obtemos 40 de Discernimento, revelando as inúmeras Amygdalas, Great Ones espalhados pelos prédios de Yharnam, capazes de causar Frenesi e teletransportar o caçador caso ele possua um item especial, a Pedra de Tonsila. Também se revelam quando derrotamos Rom, a Aranha Inexpressiva, que, segundo a conversa com Micolash, o Anfitrião do Pesadelo, ascendeu à grandeza obtendo mais "olhos".
Rom está intimamente ligada à universidade de Byrgenwerth, que foi o lugar inicial das pesquisas e comunicação entre os humanos e os Great Ones em Yharnam. Mestre Willem é o pivô destas descobertas e usa Rom em um ritual secreto para esconder esta terrível Verdade de todos os Yharnamitas, pois esta poderia levar à loucura. O próprio Willem é visto em sua cadeira com apenas resquícios de normalidade, não falando com o caçador, apenas indicando o lago - por que ele mostra o lago, para quebrar seu ritual, me é desconhecido. Ele não fala sobre a Verdade, mas quer que o caçador a descubra de vez.
Byrgenwerth foi fundada após serem descobertos os labirintos de Pthumeru, que são os predecessores dos Yharnamitas. Estes construíram os Labirintos de Cálice de Pthumeru e guardavam os Great Ones através deles. Apesar de parecer somente uma side quest desafiadora, os labirintos de Pthumeru, Loran e Isz, acessados através de cálices e de rituais, são parte integrante de toda a mitologia do jogo. No fim do último nível do último Cálice de Pthumeru, enfrentamos Yharnam, a Rainha Pthumerana, que dá à luz Mergo, a criança/bebê que matamos juntamente com sua Ama de Leite, sendo o chefe final caso o caçador escolha entregar sua vida a Gehrman, sob a Grande Árvore no Sonho do Caçador. Desta forma, destruindo a representação corpórea de um dos "Recipientes" para um novo Great One, o ciclo é finalmente quebrado, pois Mergo é o único bebê que pode ter chance de transcender, já que o bebê de Arianna é incerto e o de Iosefka não vê a luz do dia.
O que Mestre Willem descobriu foi que os Great Ones não são deuses em si, mas sim seres que transcendem a própria vida e a morte, e os três planos do espaço. Apesar de possuírem aspectos físicos e corpóreos no mundo (com exceção de Oedon, o Sem Forma), eles não estão exatamente aqui, pois estão em todas as dimensões possíveis. Portanto, se tornar um Great One, ou seja, transcender a mera mortalidade humana, é algo alcançável para o ser humano, no entanto é bastante perigoso, e Mestre Willem decide parar com os experimentos de Sangue, que era o que garantia essa comunhão com a Verdade, e é aí que Laurence, um dos pupilos de Willem, vai embora de Byrgenwerth para fundar a Igreja da Cura, como visto na cena após derrotar Vigário Amelia.
Apesar de saber dos perigos (ele mesmo diz "Tema o sangue antigo" para Willem), Laurence funda e instrui os membros do Coro (Choir) na ministração de sangue, pois, como é dito em uma das descrições de itens, para descobrir a Verdade, um deve conhecer a fundo a doença, ou ainda se tornar doente. Apesar de milagroso, o sangue utilizado pela Igreja da Cura é terrível e transforma seus usuários em bestas ou feras - e aqueles dos mais altos rankings da Igreja se tornam as piores bestas, como é visto com a Fera Clerical e a Vigário Amelia, gigantescas feras que têm patentes da Igreja. Talvez seja essa falta de limite entre saúde, doença e conhecimento que tenha levado a Antiga Yharnam à praga do Sangue Cinzento (Ashen Blood), que devastou a cidade, fazendo a Igreja trancá-la para sempre.
Necessitando combater as feras que começam a assolar Yharnam, a Igreja vê a necessidade dos Caçadores, e Gehrman é o primeiro a assumir este papel. Ele cria a Oficina do Caçador (que o caçador tem acesso na área Old Abandoned Workshop), que tem seu reflexo como o Sonho do Caçador (Hunter's Dream), lugar de encontro, treinamento e aprimoramento para os caçadores. Ao obter Um Terço de Cordão Umbilical (One Third of Umbilical Chord), Gehrman compreende essa Verdade e, fortalecido por seu sangue de caçador, não enlouquece, e busca essa transcendência, esses "novos olhos", para ser onisciente em relação à Verdade.
Nisso, cria o Sonho do Caçador, mas se torna um prisioneiro, pois, não conseguindo transcender, por ter apenas um terço do cordão umbilical, é cativo da Presença da Lua (Moon Presence), que, ao meu entender, é o mais poderoso dos Great Ones, e o arquiteto de tudo o que acontece no jogo, que é quem é conhecido como Sangue Pálido (Paleblood).
Desta forma, Gehrman é prisioneiro em seu próprio sonho, talvez atingido através dos experimentos da Escola de Mensis, uma seita e academia de estudos separada da Igreja da Cura, que, entendendo os perigos da Ministração de Sangue, busca outra forma de comunhão com os Great Ones: sonhos e pesadelos.
Na mitologia de Lovecraft, não há separação entre realidade e sonho/pesadelo. Pelo contrário: o seu sonho continua mesmo após você acordar, só que você não terá consciência do mesmo. É por isso que Micolash, ao ser morto, significa que estará despertando, e que tudo o que viveu ali, todo o conhecimento adquirido no Pesadelo de Mensis, que era o seu pesadelo em si, será esquecido e não terá continuidade.
Baseada em Yahar'Gul, a Vila Invisível, a Escola de Mensis fazia experimentos em pessoas de Yharnam. Os Sequestradores (Kidnappers/Snatchers) vagueiam pela cidade para levarem as almas incautas para serem experimentados. O item Gaiola de Mensis (Cage of Mensis) é a antena entre o mundo sensível e o do Sonho/Pesadelo. Ao andar por Yahar'Gul vemos dezenas de corpos sentados, apodrecidos, com a gaiola. Não estão mortos, pelo que entendo, mas sim vivos e sonhando, porém há tanto tempo que o corpo já não aguentou mais e já está putrefato.
Isso garantia um meio de comunhão com os Great Ones mais seguro, pois não mexia com sangue, porém igualmente perigoso pelo contato direto com os Great Ones, especialmente Amygdala, um dos elos entre o mundo sensível e o do Sonho, o que pode levar à loucura, e também o Cérebro de Mensis (Brain of Mensis/Mother Brain), um ser praticamente idêntico ao Shoggoth de Lovecraft, com aspecto de um cérebro com vários olhos. Inofensivo fisicamente, é a criatura que mais causa Frenesi, e está acorrentado no Pesadelo de Mensis, talvez para estudos e como ele foi pendurado lá antes de deixar as pessoas que fizeram isso loucas, ainda me é um mistério - ou talvez ele já estivesse acorrentado ali o tempo todo, por outros Great Ones ou até mesmo pelos Pthumeranos, que eram mais resistentes a conscientes da Verdade... mas não sei se estes tinham acesso ao Pesadelo, é especulação.
Após andar pelo Pesadelo de Mensis e lutar contra a Ama de Leite de Mergo, acabando com o choro da criança híbrida entre Great One e humano - no caso Yharnam, a Rainha Pthumerana -, o caçador retorna ao Sonho do Caçador, agora em chamas, repelindo-o, e tem duas opções ao falar com Gehrman.
Ao dar sua vida ao Primeiro Caçador, acorda em uma Yharnam vazia ao nascer do Sol, após sua noite de caçada. Se ele estava vivendo vários níveis de sonho (sendo a Noite de Caça em Yharnam um Sonho e os Pesadelo de Mensis/Sonho do Caçador um sonho dentro do sonho) e ali é o mundo real, visto que o caçador é visto literalmente acordando na cena final desta escolha, ou se é apenas mais um sonho, ou a continuação do sonho da noite de caça de Yharnam, me é mistério ainda.
Por outro lado, ao não ceder sua vida a Gehrman, temos de lutar contra ele. Prisioneiro do Sonho, apesar de aparentemente querer morrer ao invés de continuar como guia de caçadores por toda a eternidade, ele dá uma boa batalha para o caçador que, ao derrotá-lo, tem chance de duas coisas acontecerem:
1) Caso não tenha consumido no mínimo três terços de Cordão Umbilical, a Presença da Lua desce e aprisiona o jogador no Sonho do Caçador, deixando-o na cadeira de rodas para substituir Gehrman.
2) Caso tenha consumido três terços de Cordão Umbilical, consegue ver a Verdade através da Presença da Lua e a repele e, derrotando-a, se torna um Great One, que será cuidado pela Boneca, transcendendo para a próxima evolução da raça humana, como descrito pelo troféu que dá para este final. O que acontece depois disso, se é uma boa coisa se tornar um Great One, se seremos uma boa entidade, se seremos alheios à humanidade, se seremos inexpressivos como Rom, me é obscuro até o momento.
Tem muita coisa que ainda acho obscura pra caramba, e isso foi só um resumo superficial do que entendi, com ajuda de guia, da wiki, de vários artigos e vídeos que desvendam o jogo e que mostram as ligações entre o universo de Bloodborne e de Lovecraft.
Se você leu até aqui eu agradeço e peço pra comentar, vamos discutir sobre o universo fantástico e enigmático de Bloodborne!
Um abraço!