não vamos ser egoístas e falar disso só pq o poder de compra e os impostos do brasileiro é cruel, mas de alguma maneira o preço é o que chega aos DEVELOPERs de videogames, então o assunto é somente o preço de distribuição... quanto as questões do preço de importação e varejo já é outra ossada... portanto reflexionemos:
já são 10 anos e o mercado dos jogos continuam a vender a US$60,00 (no lançamento e o desconto proporcional em distribuição digital como na Steam)... como?
se
o preço do cinema aumenta
o preço dos smartphones aumenta
o preço do combustivel aumenta no mundo inteiro [e nossa gasolina ainda não vai pra R$3,50 que é o ideal, daí uma das razões da Petrobrás tá indo pro limbo]
pq só os videogames continuam nos US$60,00?
isso nos leva a seguinte questão => será que vão conseguir manter a qualidade dos jogos praticando o mesmo preço de 2 gen atrás? Hoje o nível de detalhes, de modelagem e de texturas é muito maior, se fosse só a iluminação e os efeitos de particulas, ia impactar bem menos no orçamento... mas não, os cross gen até faz sentido, mas os jogos only-nextgen já demandam orçamento bem maior, por mais que automatizem diversos elementos na construção do design de level, mas tudo tem um ponto de partida, equipes de programação e acabamento maiores, publicidade cada vez mais cara...
hoje em dia existem as pre-orders que encrencam DEVs em adiamentos, existem as DLCs/SeasonPass que é uma maneira de fragmentar o conteúdo pra recuperar custos e q vende pouco e ainda gera mimimi
já tá mais do que provado que muita gente paga o preço que for pra jogar aquilo que quer, mesmo se for pra comprar um Wii, mas decepção com o jogo ninguém quer ter, ninguém quer jogo curto ou com trilhões de DLCs, ninguém quer ver seu jogo adiado pra 1 ano depois, muito menos quer ver sua empresa falir (já pensou se a Platinum morre?)
enfim, não é todo mundo que dá conta do recado... uma coisa é vender a US$60,00 mas vender 5 milhões, que é raro.
outra coisa é vender a US$60,00, o jogo ficar bom, mas o público ser pequeno e o jogo correr risco de dar prejuízo
na minha singela opinião
já deveriam começar a praticarem preço dignos pra jogos AAA, pra que não caiam no desespero de fazer pre-order e socar cronogramas enfadonhos no rabo dos DEVs, pra que não caiam na onda de lançarem DLCs que vendem pouco e assim tornando o conteúdo mais limitado ainda
enfim... eu quando quero muito um certo jogo, eu sou capaz até de comprar um CONSOLE q eu não to nenhum pouco afim de comprar, assim como comprei o 32X pra jogar Knuckles Chaotix, Dreamcast pra jogar Sonic Adventures, Wii pra jogar as coisas da nintendo, DS pra jogar idem e vou comprar WiiU por causa de uns 10 jogos e o PS4 por causa somente do BLOODBORNE
-----------------------------algumas observações:
a pratica de DLC já é visto como obscura
a pratica da pre-order já serve pra recuperar os juros e ainda por cima prende o cronograma
a pratica da lançar um jogo inacabado já é cada vez mais comum
se não aumentarem os preços dos jogos, a tendencia é só piorar
sobre recuperar ou ganhar custo na distribuição digital:
a relação VIDEOGAMES e VAREJISTA dura desde os tempos dos 8 bits
vc não espera que isso vai mudar de uma hora pra outra, espera?
a microsoft quando inventou o GAMES ON DEMAND foi super criticada, gerou uma puta polemica, e é um dos assuntos mais delicados do universo gamer..
mas o preço reduzir já é uma tendencia, apenas vai demorar, mas não espere muita coisa no desconto, pois a matéria prima, transporte, contratos, e afins só depreciam uma fração. As distribuidoras ainda tem q pagar uma fração pra Microsoft, Sony e Nintendo pra lançar seus jogos em seus consoles. a STEAM consegue praticar ótimos preços pq ela reduz muito o preço pra publicar o jogo na plataforma dela, já q ela é uma empresa que nasceu do zero e precisa expandir muito mais rapidamente
adiar o lançamento implica em PAGAR FUNCIONÁRIO por mais tempo, isso aperta ainda mais o orçamento
todo PREÇO sai de um CUSTO, e todo CUSTO sai de um INSUMO FIXO e INSUMO VARIÁVEL, e o insumo variável é a parte mais grossa do orçamento de um jogo/filme/discoMusica
é sobre as empresas ter respeito com o consumidor... bom... temos 2 exemplos de empresas que tem sucesso demais, são elas Rockstar e Nintendo que consegue vender bem seus jogos por uma questão de base muito grande, e temos outro exemplo que é a Naughty Dog que tem lucros baixos e vive de "FAMA" pra fazer a imagem da SONY com GOTYs de jogos feito sob medida pra cair no gosto da crítica especializada hollywoodyana, assim como a maioria das DEVs da SONY que empreitaram essa guerrinha de gráficos+gotys contra a Microsoft [e no entanto a M$ cagou pra essa guerra e fez o dela, lucrando muito mais]...
enfim, eu to falando de DEVs que precisam deslanchar, que precisam LUCRAR com seus jogos que não são GTA, CoD, Battlefield, Mario Kart.
o sujeito quando QUER JOGAR, ele paga o preço que for
BAYONETTA 2 vai provar mais uma vez aquilo q eu e o Shin dizia => jogos vendem consoles, e não consoles é q vendem jogos
se vc é um jogador assíduo do CoD, vc vai pagar os US$80,00
se amanhã sair um MARIO 3D novo, todo mundo aqui pagaria os US$80,00
se sair um Dark Souls 3 a US$100,00, todo mundo aqui paga
porra! eu consumi piratinha a gen pasada inteira... e nos ultimos 2 meses desembolsei R$600,00 em jogos sem chorar
tem coisa q ninguém mede esforços pra fazer, o entretenimento eletronico mobiliza qualquer um, é pq o trem é bom! Quando vc quer jogar, vc paga! É SIMPLES!
Qto as séries anuais (CoD, AC):
pera lá, antes de mais nada => serie anual é o caralho, esses jogos são produzidos por equipes diferentes, todos eles tem o mesmo cronograma de jogos q a gente vê de 4 em 4 anos. Isso aqui não vem ao caso! Se adiarem Assassins Creed esse ano, ano que vem iriam encavalar esse AC com o AC do ano q vem... mesma coisa do CoD.
isso entra na questão do regime de produção
esses jogos são o carro chefe das DEVs, AC mantem a Ubi na situação privilegiada pra produzir coisas nobres, diferenciadas como Rayman, Trials, Far Cry, Child of Light, etc; mas até mesmo esses jogos precisam atender o lucro q se espera!
Atender o consumidor é algo complexo:
tem gente que quer o jogo anualmente
tem gente que quer comprar o jogo no dia das crianças
tem gente que quer o jogo com multplayer bombando e cheio de gente [o q por exemplo não acontece com SUNSET OVERDRIVE]
tem gente que quer jogo de 50 horas de campanha
e aí vem a questão, COMO ATENDER TODO MUNDO vendendo menos de 1milhão de um jogo a US$60,00, se é comprovado que todo consumidor PAGA O PREÇO q for pelo jogo chegando a comprar o console só pra jogar aquele jogo em si?
se vc quer muito jogar um NOVO MARIO 3D e já tem um WiiU, eu aposto com vc q se lançarem esse jogo a US$100,00, tenho certeza q vc compra
Sobre os jogos virem com problemas de lançamento:
é um ciclo infeliz!
a DEV orça e define um prazo e não conseguem cumprir pq o orçamento é estreito e o prazo é curto e aí entra uma série de demandas q eles tem q atender... algumas coisas dão errado no jogo, a mídia divulga os problemas, a imagem da série se perde [e pra qualquer coisa no mundo, construir uma imagem é muito difícil, mas destruir vc pode fazer em questão de segundos, vide a Coca-cola e o rato], o jogo perde ações, no ano que vem as condições são ainda mais duras, o jogo decepciona, vende menos, e assim vai... até q ela faça um milagre e consiga se recuperar tendo a decisão certa, q pode ser um sacrificio q compromete outros produtos tb
vejamos, aí vc torce pra empresa falir, ela vai pra limbo... mas ela tinha na programação dela lançar um ONIMUSHA ainda melhor q os de PS2... e ae? Valeu a pena torcer pra ela se fuder?
enfim, aumento de preço do jogo é uma solução
sobre as gigantes DEV e suas franquias menos notórias:
Child of Light sequer seria concebido se não fosse o carro chefe da Ubi
vc tem q entender q empresas bem sucedidas pode se dar ao luxo de se arriscar quando outra parte dela vai bem.
um exemplo disso é a empreitada da Microsoft no universo dos videogames, pois ela se garante na informatica
a Ubi respeita o consumidor, mas ela não teve escolha com AC Unity
a Microsoft respeito o consumidor, mas ela não teve escolha com HALO MCC
a Sony respeita o consumidor, mas ela não teve escolha com Drive Club... hã? opa... pera aí... huueehueue // sério, o caso do DriveClub é uma questão da obsessão da guerra gráfica da Sony, aqui não tem o q discutir, é muito mais complexo
é o mesmo que acontece na vida, tua mulher te ama, mas a partir do momento q vc não trabalhar e virar um vagabundo, e faltar dinheiro, ela mete o pé na sua bunda
Mas se ficarem aumentando os preços dos jogos e consoles, eu vou pagar uma fortuna no futuro?
quem sabe daqui 50 anos...
inflação é algo que tem q acontecer
se ninguém controla, o BEM em questão entra em crise
e é essa a questão, VIDEOGAMES nunca inflacionam, por mais q tecnologias fiquem mais acessíveis, ainda tem coisas que lidam com INFRAESTRUTURA e GENTE, e ninguém quer REDUZIR seus salários, assim como ninguém vai pagar mais barato no CIMENTO
bom... a industria dos videogame ainda busca diversas maneiras de se sustentar
as de DLC, season pass e a distribuição digital => essas são 3
mas será q elas são eficientes?
façam o favor, joguem um pouco do Sunset Overdrive e do Infamous, e respondam pra si mesmo se esses jogos sairam mais barato que o primeiro Assassins Creed de US$60,00
mais pra frente a tendencia é o orçamento aumentar ainda mais, e o risco aumentar ainda mais
SE Até Assassins Creed tropeçou, imagina então esses jogos de produtoras menores
já são 10 anos e o mercado dos jogos continuam a vender a US$60,00 (no lançamento e o desconto proporcional em distribuição digital como na Steam)... como?
se
o preço do cinema aumenta
o preço dos smartphones aumenta
o preço do combustivel aumenta no mundo inteiro [e nossa gasolina ainda não vai pra R$3,50 que é o ideal, daí uma das razões da Petrobrás tá indo pro limbo]
pq só os videogames continuam nos US$60,00?
isso nos leva a seguinte questão => será que vão conseguir manter a qualidade dos jogos praticando o mesmo preço de 2 gen atrás? Hoje o nível de detalhes, de modelagem e de texturas é muito maior, se fosse só a iluminação e os efeitos de particulas, ia impactar bem menos no orçamento... mas não, os cross gen até faz sentido, mas os jogos only-nextgen já demandam orçamento bem maior, por mais que automatizem diversos elementos na construção do design de level, mas tudo tem um ponto de partida, equipes de programação e acabamento maiores, publicidade cada vez mais cara...
hoje em dia existem as pre-orders que encrencam DEVs em adiamentos, existem as DLCs/SeasonPass que é uma maneira de fragmentar o conteúdo pra recuperar custos e q vende pouco e ainda gera mimimi
já tá mais do que provado que muita gente paga o preço que for pra jogar aquilo que quer, mesmo se for pra comprar um Wii, mas decepção com o jogo ninguém quer ter, ninguém quer jogo curto ou com trilhões de DLCs, ninguém quer ver seu jogo adiado pra 1 ano depois, muito menos quer ver sua empresa falir (já pensou se a Platinum morre?)
enfim, não é todo mundo que dá conta do recado... uma coisa é vender a US$60,00 mas vender 5 milhões, que é raro.
outra coisa é vender a US$60,00, o jogo ficar bom, mas o público ser pequeno e o jogo correr risco de dar prejuízo
na minha singela opinião
já deveriam começar a praticarem preço dignos pra jogos AAA, pra que não caiam no desespero de fazer pre-order e socar cronogramas enfadonhos no rabo dos DEVs, pra que não caiam na onda de lançarem DLCs que vendem pouco e assim tornando o conteúdo mais limitado ainda
enfim... eu quando quero muito um certo jogo, eu sou capaz até de comprar um CONSOLE q eu não to nenhum pouco afim de comprar, assim como comprei o 32X pra jogar Knuckles Chaotix, Dreamcast pra jogar Sonic Adventures, Wii pra jogar as coisas da nintendo, DS pra jogar idem e vou comprar WiiU por causa de uns 10 jogos e o PS4 por causa somente do BLOODBORNE
-----------------------------algumas observações:
a pratica de DLC já é visto como obscura
a pratica da pre-order já serve pra recuperar os juros e ainda por cima prende o cronograma
a pratica da lançar um jogo inacabado já é cada vez mais comum
se não aumentarem os preços dos jogos, a tendencia é só piorar
sobre recuperar ou ganhar custo na distribuição digital:
a relação VIDEOGAMES e VAREJISTA dura desde os tempos dos 8 bits
vc não espera que isso vai mudar de uma hora pra outra, espera?
a microsoft quando inventou o GAMES ON DEMAND foi super criticada, gerou uma puta polemica, e é um dos assuntos mais delicados do universo gamer..
mas o preço reduzir já é uma tendencia, apenas vai demorar, mas não espere muita coisa no desconto, pois a matéria prima, transporte, contratos, e afins só depreciam uma fração. As distribuidoras ainda tem q pagar uma fração pra Microsoft, Sony e Nintendo pra lançar seus jogos em seus consoles. a STEAM consegue praticar ótimos preços pq ela reduz muito o preço pra publicar o jogo na plataforma dela, já q ela é uma empresa que nasceu do zero e precisa expandir muito mais rapidamente
adiar o lançamento implica em PAGAR FUNCIONÁRIO por mais tempo, isso aperta ainda mais o orçamento
todo PREÇO sai de um CUSTO, e todo CUSTO sai de um INSUMO FIXO e INSUMO VARIÁVEL, e o insumo variável é a parte mais grossa do orçamento de um jogo/filme/discoMusica
é sobre as empresas ter respeito com o consumidor... bom... temos 2 exemplos de empresas que tem sucesso demais, são elas Rockstar e Nintendo que consegue vender bem seus jogos por uma questão de base muito grande, e temos outro exemplo que é a Naughty Dog que tem lucros baixos e vive de "FAMA" pra fazer a imagem da SONY com GOTYs de jogos feito sob medida pra cair no gosto da crítica especializada hollywoodyana, assim como a maioria das DEVs da SONY que empreitaram essa guerrinha de gráficos+gotys contra a Microsoft [e no entanto a M$ cagou pra essa guerra e fez o dela, lucrando muito mais]...
enfim, eu to falando de DEVs que precisam deslanchar, que precisam LUCRAR com seus jogos que não são GTA, CoD, Battlefield, Mario Kart.
o sujeito quando QUER JOGAR, ele paga o preço que for
BAYONETTA 2 vai provar mais uma vez aquilo q eu e o Shin dizia => jogos vendem consoles, e não consoles é q vendem jogos
se vc é um jogador assíduo do CoD, vc vai pagar os US$80,00
se amanhã sair um MARIO 3D novo, todo mundo aqui pagaria os US$80,00
se sair um Dark Souls 3 a US$100,00, todo mundo aqui paga
porra! eu consumi piratinha a gen pasada inteira... e nos ultimos 2 meses desembolsei R$600,00 em jogos sem chorar
tem coisa q ninguém mede esforços pra fazer, o entretenimento eletronico mobiliza qualquer um, é pq o trem é bom! Quando vc quer jogar, vc paga! É SIMPLES!
Qto as séries anuais (CoD, AC):
pera lá, antes de mais nada => serie anual é o caralho, esses jogos são produzidos por equipes diferentes, todos eles tem o mesmo cronograma de jogos q a gente vê de 4 em 4 anos. Isso aqui não vem ao caso! Se adiarem Assassins Creed esse ano, ano que vem iriam encavalar esse AC com o AC do ano q vem... mesma coisa do CoD.
isso entra na questão do regime de produção
esses jogos são o carro chefe das DEVs, AC mantem a Ubi na situação privilegiada pra produzir coisas nobres, diferenciadas como Rayman, Trials, Far Cry, Child of Light, etc; mas até mesmo esses jogos precisam atender o lucro q se espera!
Atender o consumidor é algo complexo:
tem gente que quer o jogo anualmente
tem gente que quer comprar o jogo no dia das crianças
tem gente que quer o jogo com multplayer bombando e cheio de gente [o q por exemplo não acontece com SUNSET OVERDRIVE]
tem gente que quer jogo de 50 horas de campanha
e aí vem a questão, COMO ATENDER TODO MUNDO vendendo menos de 1milhão de um jogo a US$60,00, se é comprovado que todo consumidor PAGA O PREÇO q for pelo jogo chegando a comprar o console só pra jogar aquele jogo em si?
se vc quer muito jogar um NOVO MARIO 3D e já tem um WiiU, eu aposto com vc q se lançarem esse jogo a US$100,00, tenho certeza q vc compra
Sobre os jogos virem com problemas de lançamento:
é um ciclo infeliz!
a DEV orça e define um prazo e não conseguem cumprir pq o orçamento é estreito e o prazo é curto e aí entra uma série de demandas q eles tem q atender... algumas coisas dão errado no jogo, a mídia divulga os problemas, a imagem da série se perde [e pra qualquer coisa no mundo, construir uma imagem é muito difícil, mas destruir vc pode fazer em questão de segundos, vide a Coca-cola e o rato], o jogo perde ações, no ano que vem as condições são ainda mais duras, o jogo decepciona, vende menos, e assim vai... até q ela faça um milagre e consiga se recuperar tendo a decisão certa, q pode ser um sacrificio q compromete outros produtos tb
vejamos, aí vc torce pra empresa falir, ela vai pra limbo... mas ela tinha na programação dela lançar um ONIMUSHA ainda melhor q os de PS2... e ae? Valeu a pena torcer pra ela se fuder?
enfim, aumento de preço do jogo é uma solução
sobre as gigantes DEV e suas franquias menos notórias:
Child of Light sequer seria concebido se não fosse o carro chefe da Ubi
vc tem q entender q empresas bem sucedidas pode se dar ao luxo de se arriscar quando outra parte dela vai bem.
um exemplo disso é a empreitada da Microsoft no universo dos videogames, pois ela se garante na informatica
a Ubi respeita o consumidor, mas ela não teve escolha com AC Unity
a Microsoft respeito o consumidor, mas ela não teve escolha com HALO MCC
a Sony respeita o consumidor, mas ela não teve escolha com Drive Club... hã? opa... pera aí... huueehueue // sério, o caso do DriveClub é uma questão da obsessão da guerra gráfica da Sony, aqui não tem o q discutir, é muito mais complexo
é o mesmo que acontece na vida, tua mulher te ama, mas a partir do momento q vc não trabalhar e virar um vagabundo, e faltar dinheiro, ela mete o pé na sua bunda
Mas se ficarem aumentando os preços dos jogos e consoles, eu vou pagar uma fortuna no futuro?
quem sabe daqui 50 anos...
inflação é algo que tem q acontecer
se ninguém controla, o BEM em questão entra em crise
e é essa a questão, VIDEOGAMES nunca inflacionam, por mais q tecnologias fiquem mais acessíveis, ainda tem coisas que lidam com INFRAESTRUTURA e GENTE, e ninguém quer REDUZIR seus salários, assim como ninguém vai pagar mais barato no CIMENTO
bom... a industria dos videogame ainda busca diversas maneiras de se sustentar
as de DLC, season pass e a distribuição digital => essas são 3
mas será q elas são eficientes?
façam o favor, joguem um pouco do Sunset Overdrive e do Infamous, e respondam pra si mesmo se esses jogos sairam mais barato que o primeiro Assassins Creed de US$60,00
mais pra frente a tendencia é o orçamento aumentar ainda mais, e o risco aumentar ainda mais
SE Até Assassins Creed tropeçou, imagina então esses jogos de produtoras menores