Provavelmente o enredo de FF X é responsável por um dos aspectos mais marcantes no jogo, possuindo uma estória com muitos clichês mas que mesmo assim é muito interessante e se torna cativante pela forma como é contada, deixando em evidencia o amadurecimento do protagonista Tidus no decorrer do jogo, e elevando-o de menino chorão e displicente ao patamar de herói carismático.
E não apenas ele, Yuna com sua peregrinação em busca do supremo Aeon, proporciona ao jogador muitos momentos de suspiro. E é justamente o entrelaçamento tão forte entre Yuna e Tidus e suas respectivas responsabilidades, que transmitem ao jogador o interesse necessário para faze-lo jogar até o fim, e tomar um tapa na cara com o desfecho Cult do jogo, que apesar das naturezas diferentes, se torna tão memorável no universo da franquia quanto a tragédia de Aeris, ocorrida em Final Fantasy VII.
Mas não só de enredo sobrevive um jogo...
O sistema de batalhas de FF X é muito interessante, ele te permite utilizar três personagens durante os combates, mas há tambem uma flexibilidade em relação a mudanças de personagens durante o combate, onde isso acontece de forma dinâmica, facilitando a utilização de todos os seus sete personagens principais, sendo que Yuna vai desempenhar o papel unico de evocadora, e através de seus Aeons ou summons, o jogador poderá se safar de muitas situações perigosas e recorrer a apelações também.
Os Overdrives em FF X em sua utilização plena representam o que há de melhor em termos de otimização e aproveitamento de dano no jogo. Wakka por exemplo, consegue potencializar 16 hits x 99.999 de dano com seu segundo Overdrive, perdendo apenas para o Oblivion de Anima. No entanto, há um certo desequilíbrio a longo prazo, onde personagens como Kimahri vão possuir 12 tipos diferentes de Overdrives, enquanto outros como Lulu permanecem apenas com um tipo apenas, tornando mais limitado a utilização de determinados personagens, enquanto favorece extremamente outros.
FF X também conta com varias skills no jogo, e elas serão bem utilizadas no inicio. Porém, quando você estiver com 255 de força e possuir uma Celestial Weapon ''upada '', a maior parte do conceito de estratégia que se poderia ter, será substituído meramente pelo aperto repetitivo do botão '' X '' e o subsequente e absurdo dano de 99.999, quebrando uns 99% do conteúdo do jogo. Isso acaba não incomodando tanto pelo fato de soar como uma recompensa pelo seu grind. Porém, não é apenas isso, existe também o summon mais poderoso do jogo ( Yojimbo ), capaz de aplicar Hit kill com seu golpe / Overdrive - Zanmato - e matar instantaneamente até o mais poderoso dos chefes, como Penance ou Nemesis, deixando assim muita brecha para jogadores casuais e obtenção de facilidades.
Por isso, eu até iria elogiar os dark Aeons, mas não me atrevo graças ao golpe Zanmato de Yojimbo.
O level Design do jogo básicamente se foca em Puzzles voltados para o raciocinio lógicos, os quais tambem permitem muito emprego de experimentalismo baseados em tentativa e erro, tornando a experiência muito agradavel e divertida.
Blitzball é sem dúvidas um dos melhores mini games da franquia, pois contem toda uma progressão e estátisticas dignos de um rpg, sem mencionar suas excelentes mecanicas.
Já Chocobo racer é o inverso disso. Um mini game com mecânicas obtusas, sistema automatizado de corrida e poucas opções de jogabilidade, onde os balões de coleta Possuem Hitbox de um pixel de largura, aplicados de uma forma idiota e aleatória.
Enfim, FF X tem muitas características excelentes e de muito bom gosto, apesar de possuir também péssimos aspectos. Vale a pena joga-lo ainda hoje? Sim, com toda certeza esse é um jogo que conseguem emocionar em qualquer fase da vida através do seu feeling, e o trabalho de remasterização ficou muito bom, especialmente em relação as texturas do jogo. Além claro, de ser muito divertido de se jogar.
Nota; 7 / 10. ( Muito bom ).
Pontos positivos;
-Enredo.
-OST
-Overdrives
-Progressão.
-Bestiário.
-Blitzball
Pontos negativos;
-Linearidade e baixo dimensionamento das areas percorridas.
-Zanmato - que por sua vez, afeta diretamente a estrutura das Boss battles.
-Chocobo racer.