Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+5
neto_btu
Franco
Ferrarez
Vilela
Iseria Ethereal Queen
9 participantes

    [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Dom 07 Set 2014, 22:32

    Final Fantasy X ( FF X ) é um jrpg clássico que muitos de nós vibramos ao te-lo jogado na infância/adolescência em um ps2, e agora mais de uma década depois de seu lançamento, somos brindados com uma versão remasterizada para ps3, dando-nos dessa forma a oportunidade de colocar as mãos nessa belezura novamente. Mas... será que FF X envelheceu bem? Isso é o que vamos descobrir.


    Provavelmente o enredo de FF X é responsável por um dos aspectos mais marcantes no jogo, possuindo uma estória com muitos clichês mas que mesmo assim é muito interessante e se torna cativante pela forma como é contada, deixando em evidencia o  amadurecimento do protagonista Tidus no decorrer do jogo, e elevando-o de menino chorão e displicente ao patamar de herói carismático. 
    E não apenas ele, Yuna com sua peregrinação em busca do supremo Aeon, proporciona ao jogador muitos momentos de suspiro. E é justamente o entrelaçamento tão forte entre Yuna e Tidus  e suas respectivas responsabilidades, que transmitem ao jogador o interesse necessário para faze-lo jogar até o fim, e tomar um tapa na cara com o desfecho Cult do jogo, que apesar das naturezas diferentes, se torna tão memorável no universo da franquia quanto a tragédia de Aeris, ocorrida em Final Fantasy VII. 


    Mas não só de enredo sobrevive um jogo...


    O sistema de batalhas de FF X é muito interessante, ele te permite utilizar três personagens durante os combates, mas há tambem uma flexibilidade em relação a mudanças de personagens durante o combate, onde isso acontece de forma dinâmica, facilitando a utilização de todos os seus sete personagens principais, sendo que Yuna vai desempenhar o papel unico de evocadora, e através de seus Aeons ou summons, o jogador poderá se safar de muitas situações perigosas e recorrer a apelações também.  


    Os Overdrives em FF X em sua utilização plena representam o que há de melhor em termos de otimização e aproveitamento de dano no jogo. Wakka por exemplo, consegue potencializar 16 hits x 99.999 de dano com seu segundo Overdrive, perdendo apenas para o Oblivion de Anima. No entanto, há um certo desequilíbrio a longo prazo, onde personagens como Kimahri vão possuir 12 tipos diferentes de Overdrives, enquanto outros como Lulu permanecem apenas com um tipo apenas, tornando mais limitado a utilização de determinados  personagens, enquanto favorece extremamente outros.

    FF X também conta com varias skills no jogo, e elas serão bem utilizadas no inicio. Porém, quando você estiver com  255 de força e possuir uma Celestial Weapon  ''upada '', a maior parte do conceito de estratégia que se poderia ter, será substituído meramente pelo aperto repetitivo  do botão '' X '' e o subsequente e absurdo dano de 99.999, quebrando uns 99%  do conteúdo do jogo. Isso acaba não incomodando tanto pelo fato de soar como uma recompensa pelo seu grind. Porém, não é apenas isso, existe também o summon mais poderoso do jogo ( Yojimbo ), capaz de aplicar Hit kill com seu golpe / Overdrive  - Zanmato - e matar instantaneamente até o mais poderoso dos chefes, como Penance ou Nemesis, deixando assim muita brecha para jogadores casuais e obtenção de facilidades.
    Por isso, eu até iria elogiar os dark Aeons, mas não me atrevo graças ao golpe Zanmato de Yojimbo.


    O level Design do jogo básicamente se foca em Puzzles voltados para o raciocinio lógicos, os quais tambem permitem muito emprego de experimentalismo baseados em tentativa e erro, tornando a experiência muito agradavel e divertida.


    Blitzball é sem dúvidas um dos melhores mini games da franquia, pois contem toda uma progressão e estátisticas dignos de um rpg, sem mencionar suas excelentes mecanicas. 
    Já Chocobo racer é o inverso disso. Um mini game com mecânicas obtusas, sistema automatizado de corrida e poucas opções de jogabilidade, onde os balões de coleta Possuem  Hitbox de um pixel de largura, aplicados de uma forma idiota e aleatória.


    Enfim, FF X tem muitas características excelentes e de muito bom gosto, apesar de possuir também péssimos aspectos. Vale a pena joga-lo ainda hoje? Sim, com toda certeza esse é um jogo que conseguem emocionar em qualquer fase da vida através do seu feeling, e o trabalho de remasterização ficou muito bom,  especialmente em relação as texturas do jogo.  Além claro, de ser muito divertido de se jogar.


    Nota; 7 / 10. ( Muito bom ).






    Pontos positivos; 


    -Enredo.


    -OST 


    -Overdrives


    -Progressão.


    -Bestiário.


    -Blitzball




    Pontos negativos;




    -Linearidade e baixo dimensionamento das areas percorridas.


    -Zanmato - que por sua vez, afeta diretamente a estrutura das Boss battles.


    -Chocobo racer.
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Dom 07 Set 2014, 22:35

    Vilela
    Vilela


    Mensagens : 2276
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 40

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Vilela Sex 03 Out 2014, 09:12

    Vish, esqueci de jogar esse. Haja tempo!
    Ferrarez
    Ferrarez


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Ferrarez Sex 03 Out 2014, 10:07

    Vish, o Menino veio pra cá também?
    Franco
    Franco


    Mensagens : 1661
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Franco Sex 03 Out 2014, 10:10

    Não sei se é o menino
    Ou se é fake do suíno zuando pelo aniversário do Daniel
    Ferrarez
    Ferrarez


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Ferrarez Sex 03 Out 2014, 10:13

    Franco escreveu:Não sei se é o menino
    Ou se é fake do suíno zuando pelo aniversário do Daniel

    Puts! Esqueci completamente dos tópico de aniversário.

    Parabéns, Daniel!
    neto_btu
    neto_btu


    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 34
    Localização : Brasil

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por neto_btu Sex 03 Out 2014, 10:17

    o tópico é de setembro, pessoal.
    Ferrarez
    Ferrarez


    Mensagens : 94
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Ferrarez Sex 03 Out 2014, 10:18

    Então era o Menino Mesmo.

    HAUAHUAHAUA
    Franco
    Franco


    Mensagens : 1661
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Franco Sex 03 Out 2014, 10:32

    Ausuahahhshaus
    Não é que era msm
    DouglasHG
    DouglasHG


    Mensagens : 1259
    Data de inscrição : 05/07/2014
    Idade : 31

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por DouglasHG Sex 03 Out 2014, 10:42

    eu pretendo pegar o remaster daqui um tempo
    shavasko
    shavasko


    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 38
    Localização : Ilha Solteira SP

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por shavasko Sex 03 Out 2014, 11:34

    Ferrarez escreveu:Vish, o Menino veio pra cá também?
    que bom

    gosto muito dele. gente boa demais
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Sex 03 Out 2014, 13:54

    É isso aí pessoal, estamos na área!
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sex 03 Out 2014, 18:45

    Joguei muito isso no PS2, não tenho vontade nenhuma de jogar de novo. Eu quero msm é o FF XII.

    Dark aeons é fácil até sem zanmato. único boss dificil msm é o Penance. O grind na vdd foi feito pra Monster arena, dark aeons e Penance, menino

    E blitzball é uma merda.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sex 03 Out 2014, 18:46

    E menino, se vc quiser msm usar todas as mecânicas do jogo recomendo vc fazer NSG.
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Sáb 04 Out 2014, 19:26

    André ► ❻ ◄ escreveu:Joguei muito isso no PS2, não tenho vontade nenhuma de jogar de novo. Eu quero msm é o FF XII.

    Dark aeons é fácil até sem zanmato. único boss dificil msm é o Penance. O grind na vdd foi feito pra Monster arena, dark aeons e Penance, menino

    E blitzball é uma merda.

    Penance é um paspalho, apenas tem muita resistência / HP e demora morrer de forma normal. E mesmo ele é vulnerável a Zanmato. Acho isso uma uma decisão idiota da Square. 

    O grind foi feito como uma tentativa de aumentar a longevidade do jogo, mas isso por si mesmo não é suficiente, pois em menos de dez horas você consegue capturar as 10 especies de todos os tipos de monstros existentes, e ainda derrota toda a arena, incluindo o fracote do Nemesis.

    Ahh, graças as mecânicas, recompensas, e incrível sistema de progressão, Blitzball é o melhor mini game da franquia FF. 

    Outra coisa... Provavelmente se eu não tivesse sido influenciado pela nostalgia, teria dado nota 5 / 10 para FF X, pois 7 / 10 é uma nota muito alta para ele.
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Sáb 04 Out 2014, 19:29

    André ► ❻ ◄ escreveu:E menino, se vc quiser msm usar todas as mecânicas do jogo recomendo vc fazer NSG.


    Skills fazem parte da mecânica do jogo. Logo se eu fizer NSG não estarei usando todas as mecânicas do jogo. Alias, a minha critica foi justamente pela falta de um melhor planejamento de extras no FF X, isso tanto pelo fato de existir o golpe Zanmato como pelo seus personagens se tornarem overpower facilmente, e da mesma forma, quebrar o jogo. 

    Se vocês querem conhecer um jogo muito equilibrado, joguem SOIV, e aí vocês vão perceber que; Possuir level máximo com todos os personagens assim como todos os itens devidamente craftados e armas, será apenas o requisito minimo para ter uma chance de conseguir vencer os maiores desafios. Isso porque o jogo possui uma incrível base estrutural, diferentemente de FF X e tantos outros FF canônicos que se sustentam praticamente pela emoção do enredo e não pela jogabilidade em si.
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Sáb 04 Out 2014, 19:48

    Só pra deixar registrado... acho muito engraçado ver jogadores que se sentem muito importantes por desprezar excelentes spin-off's como Lightning Returns, mas que em contra partida,  pagam o pau para um jogo escroto e imbecilizado como o XV.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sáb 04 Out 2014, 19:55

    Iseria Ethereal Queen escreveu:
    André ► ❻ ◄ escreveu:Joguei muito isso no PS2, não tenho vontade nenhuma de jogar de novo. Eu quero msm é o FF XII.

    Dark aeons é fácil até sem zanmato. único boss dificil msm é o Penance. O grind na vdd foi feito pra Monster arena, dark aeons e Penance, menino

    E blitzball é uma merda.

    Penance é um paspalho, apenas tem muita resistência / HP e demora morrer de forma normal. E mesmo ele é vulnerável a Zanmato. Acho isso uma uma decisão idiota da Square. 

    O grind foi feito como uma tentativa de aumentar a longevidade do jogo, mas isso por si mesmo não é suficiente, pois em menos de dez horas você consegue capturar as 10 especies de todos os tipos de monstros existentes, e ainda derrota toda a arena, incluindo o fracote do Nemesis.

    Ahh, graças as mecânicas, recompensas, e incrível sistema de progressão, Blitzball é o melhor mini game da franquia FF. 

    Outra coisa... Provavelmente se eu não tivesse sido influenciado pela nostalgia, teria dado nota 5 / 10 para FF X, pois 7 / 10 é uma nota muito alta para ele.
    Blitzball é dificil no começo, mas depois que vc pega as skills apelonas do Tidus fica fácil demais. tosco.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sáb 04 Out 2014, 19:57

    Iseria Ethereal Queen escreveu:
    André ► ❻ ◄ escreveu:E menino, se vc quiser msm usar todas as mecânicas do jogo recomendo vc fazer NSG.


    Skills fazem parte da mecânica do jogo. Logo se eu fizer NSG não estarei usando todas as mecânicas do jogo. Alias, a minha critica foi justamente pela falta de um melhor planejamento de extras no FF X, isso tanto pelo fato de existir o golpe Zanmato como pelo seus personagens se tornarem overpower facilmente, e da mesma forma, quebrar o jogo. 

    Se vocês querem conhecer um jogo muito equilibrado, joguem SOIV, e aí vocês vão perceber que; Possuir level máximo com todos os personagens assim como todos os itens devidamente craftados e armas, será apenas o requisito minimo para ter uma chance de conseguir vencer os maiores desafios. Isso porque o jogo possui uma incrível base estrutural, diferentemente de FF X e tantos outros FF canônicos que se sustentam praticamente pela emoção do enredo e não pela jogabilidade em si.
    Fazendo NSG vc vai ter que bolar estrategias para derrotar os chefes. A batalha contra o seymour 3 fica legal assim.
    Faz depois, vc vai curtir.

    Sobre SOIV nunca joguei, mas sempre vejo o povo falando mal e te zuando por gostar desso jogo. rsrsrs
    Um dia eu jogo pra ver como é isso.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sáb 04 Out 2014, 20:00

    Iseria Ethereal Queen escreveu:Só pra deixar registrado... acho muito engraçado ver jogadores que se sentem muito importantes por desprezar excelentes spin-off's como Lightning Returns, mas que em contra partida,  pagam o pau para um jogo escroto e imbecilizado como o XV.
    Pessoal tá pagando pau por causa dos gráficos, Menino.
    Iseria Ethereal Queen
    Iseria Ethereal Queen


    Mensagens : 908
    Data de inscrição : 07/09/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Sáb 04 Out 2014, 20:19

    Olha André, eu acho que tem muitas formas de explorar um jogo, e certamente sua sugestão é uma delas.  No entanto, eu acho que a produtora deveria dar melhor suporte para um new game+ ou extras.  É disso que eu estou falando.

    Dessa forma, FF X é praticamente um jogo pra você zerar, contemplar o enredo e deixar engavetado. Apenas isso, ele tem pouquíssimo valor de replay.

    E em nenhum momento eu disse que o Blitzball se sustentava pela sua dificuldade, lá acima eu mencionei as suas qualidades, mas infelizmente você as ignorou. Paciência.
    coelho
    coelho


    Mensagens : 961
    Data de inscrição : 04/07/2014

    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por coelho Sáb 04 Out 2014, 20:28

    Nunca consegui passar dos dark aeons

    Lembro que bahamut e Penance sempre me matavam, os outros eu matei.
    Precisava de um item especial pra acoplar na armadura e ficar imune a status maleficos lá, mas nunca tive paciencia de farmar isso, então sempre morria contra eles q metiam aquele status de morte programada

    Conteúdo patrocinado


    [ Desmitificando ]  Final Fantasy X  Empty Re: [ Desmitificando ] Final Fantasy X

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 12:59