Um relatório divulgado pela firma britânica de pesquisas Jon Peddie Researh indica que o mercado de hardware para games de PC vale atualmente US$21,5 bilhões, ou seja, o dobro do valor que vale o mercado de games para consoles (cerca de US$10 bilhões).
"Continuamos observando uma mudança nos consumidores casuais de consoles para jogos de dispositivos móveis. Enquanto isso também ocorre com os que têm PC de baixo desempenho, mais dinheiro está sendo injetado pelos gamers com máquinas com médio e alto desempenho, além de upgrades", disse Ted Pollack, analista integrante da JPR.
Pollack ainda adiciona que os gamers de PC são multitarefa e aproveitam o poder das suas máquinas para desenvolver várias outras atividades. "Os jogadores dedicados do PC não estão apenas interessados em configurações no máximo, eles também gravam vídeos, editam fotografias, criam conteúdos e fazem muitas tarefas com o máximo do poder possível no seu ambiente", completou.
PC crescente
PC crescente
O presidente da companhia, Jon Peddle, também se pronunciou sobre o relatório. Segundo ele, o desempenho dos jogos para PC vai continuar aumentando, enquanto os de consoles vai continuar no mesmo patamar. Isso porque as principais fabricantes de componentes gráficos para games de PC continuarão a desenvolver tecnologias cada vez mais poderosas em intervalos de tempo cada vez menores.
"Nvidia, Intel e AMD têm CPUs e GPUs tão poderosos que, combinados com SSDs e memórias rápidas ultrapassam facilmente o poder dos novos consoles. O mercado de massas já consegue resoluções de 2560x1440. Os jogadores de PC com bons monitores usufruem de milhões de pixels a mais do que jogadores de consoles com suas HDTVs. Isto se traduz em serem capazes de ver mais e terem uma melhor experiência de jogo", explicou Peddle.
Ainda segundo o relatório, o mercado de hardware para games de PC devem chegar passar os US$23 bilhões em 2017.