Segundo um artigo do Nikkei, jornal Japonês, Metal Gear Solid V custou mais de $80 milhões a ser desenvolvido, o que poderá ter deixado a Konami muito desagradada com a situação.
De acordo com o Nikkei, tais números foram registados em Abril por isso devem ter aumentado e segundo é avançado, foi o adiamento do jogo que tirou Hideo Kojima do pedestal para a empresa que lhe paga os ordenados.
Mas o artigo vai mais longe e fala de um ambiente tóxico dentro da Konami que poderá deixar muitos incrédulos. Não sabemos se não estaremos perante possíveis erros na tradução mas segundo comunicado, o jornal avança que vários trabalhadores da Konami estão a ser forçados a escolher entre trabalhar como seguranças ou serem despedidos.
Quando Dragon Collection foi lançado para mobile e deu à Konami muito lucro graças ao orçamento relativamente baixo, a empresa começou a encantar-se com o formato mobile e a forçar regras muito duras aos funcionários.
Tempos de almoço controlados de forma minuciosa e o desencanto de Kagemasa Kozuki, presidente, com os altos custos dos jogos nas consolas dedicadas fizeram com que os funcionários perdessem o gosto e o financiamento. Caso do produtor de Love Plus que foi embora e o desenvolvimento nas séries Tokimeki Memorial e Suikoden pararam.
Os funcionários na Konami agora escolhem trabalhos completamente irrelevantes, como limpar piscinas ou servir às mesas, ou então são despedidos.
Fonte:Eurogamer PT