2) por que continuaram jogando durante a adolescencia?
3) pq jogam ainda hoje? O que os manteve interessados?
4) pretendem jogar pelo resto da vida, ou acham que um dia vão parar de jogar? O que faria com que parassem?
Minhas respostas:
1) Eu, como muitos aqui, comecei a jogar pq ganhei um vg de presente na infancia. Mas ao contrário de muitos colegas q não se tornaram gamers viciados, eu joguei muito por ter sido filho unico e passado muito tempo sozinho em casa. Tbm contribui o fato de ter tido uma locadora de jogos perto de casa.
2) Durante a adolescencia continuei jogando pq era uma maneira de socializar com outros amigos, era uma maneira de "brincar" ja que brincadeiras de criança eram deixadas de lado.
3) já na idade adulta, muitos deixaram videogames de lado, muitos amigos que cresceram jogando comigo pararam de jogar, pois estão focados em carreira, em pegar mulher, em sair pra beber nos bares toda semana (diversão "adulta" que acho ridicula), ir pra balada, etc.. As vezes me pergunto pq continuo jogando, e sempre ficam aquelas vozes da sociedade na minha cabeça "eu poderia estar fazendo algo util; isso é coisa de criança/desocupado; será q estou perdendo minha vida jogando?". Essa é uma questão existencial que muitos gamers já passaram na vida.
Mesmo com uma industria que eu considero decadente e que ja não me encanta como nos anos dourados da quarta e quinta geração, me mantenho jogando como um escapismo do mundo. A realidade é uma merda, o mundo la fora é podre e nao podemos fazer nada pra mudar isso, então pq não fugir para mundos melhores, onde podemos resgatar um pouco da magia da infancia? Ou vivermos aventuras que nunca teremos no mundo real? As vezes essas fugas pros jogos ajudam a curar a depressão de encarar o mundo real. As pessoas encontram escapismos em livros, filmes, novelas, esportes, bebidas, hobbys, mas nenhum é mais imersivo que os jogos, pq somos partes ativas deles, realmente vivemos a experiencia.
4) A resposta que tenho para minha questão existencial gamer, portanto, é de que enquanto videogames ainda estiverem liberando endorfina no meu organismo, não estarei perdendo a vida ou desperdiçando tempo. Pq sentir vergonha de algo que me faz feliz, afinal? E continuarei jogando enquanto ainda sobrarem jogos que consigam me fazer fugir da realidade, sem constantemente me lembrar que apenas querem meu dinheiro com experiencias rasas e recauchutadas feitas sem paixão alguma (como são 90% dos jogos hoje em dia).
Enfim, ficou um pouco longo, mas queria saber de voces.