Ele quer que o jogo simplesmente não venda.
por isso exalta DEMON SOULS e discrimina DARK SOULS.
as vezes eu também me flagro com desprezo por produtos com esse tipo de apelação. Muitas vezes tenho impressão de que o jogo apela não só por vendas, mas por NOTA DA MíDIA.
eu sei que por causa disso muitas vezes o jogo não sai do jeito que eu quero, mas ao menos o caminho leva a criação de jogos baseado em feedback do público pra não tomar certos deslizes.
mas de maneira geral eu penso que todo jogo tem 3 caminhos
aqueles mais desleixado focado no nicho como tactics, RPGj, musou, etc
aqueles mainstream que tende a ser mais amigável com jogos de mundo aberto ou lineares com desafio que varia de médio a avançado
e os indies que por sua vez tem liberdade plena pra excentricidades e não tem limite pra desafio, vai do amigável ao nosense.
eu vejo uma distancia imensa entre o 1º e o 3º, eu consigo apreciar INDIES muito mais que esses jogos feitos na cocha pra nichos da atualidade (que já foram a maioria nos tempos de PSX)
e sempre alterno a experiencia entre indies e mainstream.
pra mim é a combinação perfeita.
e não pense você que os indies não correm atrás de lucros, porque isso eles fazem até mais que os mainstream, eles se promovem por serem indies e se fazerem de coitados pra ganhar publicidade gratuíta, e por não ter publisher e a equipe ser pequena, os caras faturam mais grana ainda.
eu creio que o capitalismo é sempre cativante e peça-chave na industria de criação de jogos,
todos se aprimoram quando a carreira deles está em jogo.
já os criadores de jogos nichos estão na zona de conforto e desleixo. eles fazem o mais do mesmo e empurram com a barriga. Esses jRPGs, tacitcs e musous são produtos cretinos na zona de conforto. Acho lamentável esses produtos