PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Compartilhe
    avatar
    shavasko

    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32
    Localização : Ilha Solteira SP

    PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 11:35

    NÃO vou julgar RISE OF THE TOMB RAIDER, mas já posso adiantar que gostou apenas um pouco disso!

    Desde o seu reboot, Tomb Raider tem sido exaltado e até mesmo conquistado boas notas da crítica, mas acho que não conquistou os consumidores.

    Por mais que o sucesso em vendas esteja relacionado a marketing, legado, interesse do consumidor, e um porrada de questões, é muito difícil prever o mercado, e Tomb Raider fez tudo direitinho, mas porque ainda com tantos anos de experiência e um reboot tão bem recebido pela critica não fez o jogo atingir suas metas de vendas?

    Rise of the Tomb Raider tinha quase tudo ao seu favor, só faltou ser “fódãum” pra que o público resolvesse comprar. E olha que não era nem pelo desgaste natural por ser o 8 ou 9º Tomb Raider (que é muito aliviado por ser o 2º do REBOOT), porque até mesmo HALO, que vendeu muito na sua última edição, sentiu um pouco o peso de ser mais uma continuação.

    Sabe-se que grande parte dos gamers hoje em dia querem porcarias simplórias como Minecraft, Flapy Bird, DotA, League of Legends, Candy Crush, Call of Duty, PES, etc. Mas isso são mercados consolidados demais e muito difíceis de competir, o único público que você pode disputar é aquele que compra jogos FÓdõnicoS da Warner Bros, Ubisoft, Bethesta, e tudo conté produto focado em Single Player, e acredite, esse público é imenso e é formado por gamers exigentes capazes de vender um RIM se for preciso pra não passar vontade de jogar.

    Alguns desses JOGADORES (público alvo da maioria das DEVs) até jogam essas porcarias [e não tem nada de errado nisso]; Mas TOMB RAIDER reboot 2013 não tinha vantagem nem sobre o reboot do WOLFENSTEIN (sério! Wolfenstein é do caraaaalho! Imagina como DOOM 2016 reboot vai ser!) Em termos de qualidade, mas Wolfenstein tem condição de crescer, já Tomb Raider...

    É interessante ver como um jogo da saga SOULS com marketing fraco conseguiu crescer através de propaganda voluntária dos próprios jogadores, justamente porque é um jogo exageradamente acima da média. E Tomb RAIDER não tem esse potencial, porque precisa MELHORAR MUITO.

    E como melhorar? NÃO SEI. O mercado dá pistas sobre o que dá resultado... Talvez essa onda de tumbas e sarcófagos do Indiana Jones não esteja muito em alta, quem sabe VIAGEM no tempo [lembram do hype que foi só da gente cair numa data citada pelo filme BACK TO THE FUTURE], talvez ficção futurista e astronomia [Interstelar]. Enfim, não sei... eu só sei que essa parada de aventurinha do Indiana Jones não tá com nada, não é atraente!

    O jogo mais parecido com Tomb Raider Reboot que eu conheço é FAR CRY 3/4 , e desculpe se você tem uma opinião diferente da minha, mas eu acho Far Cry infinitamente melhor que isso!

    É fato que tanto o Tomb Reboot quanto Rise of the Tomb Raider consegue driblar a percepção de suas características isoladas que compõe a obra fazendo com que avaliem somente o conjunto, que flui muito bem, e esse jogo tem isso reforçado por uma circunstância natural

    É como se fosse um jogo a prova de más análises:
    já que não é um novo HALO, não vamos nos aprofundar na IA
    já que não é um jRPG não vamos nos aprofundar no enredo
    já que não é ASSASSINS CREED não vamos julgar a imensidão de sua geografia
    já que não é feito na Cry Engine não vamos exigir demais de seus gráficos...
    já que não é um Dark Souls não vamos exigir grandes desafios
    enfim, é só um TOMB RAIDER...]

    Porque os críticos mutilam os jogos em segmentos ou fragmentações e vasculham suas falhas e as exaltam para fins benéficos ou cruéis?

    Porque convém falar mal ou falar bem? Porque convém não se conformar que o jogo é bom e funciona bem dessa maneira ou admitir que ficou entediado?

    Não quero definir a maneira certa de avaliar e julgar uma obra videogamística, mas eu sei que muita gente sabota a própria opinião por um ideal.

    Não me entendam mal, mas sabe-se que qualquer jogo por melhor que seja, tu consegues encontrar suas falhas mais infames e se você fragmentar ainda mais, mais vai acreditar que o jogo é ruim, que os bugs são prejudiciais e que suas qualidades são descartáveis.

    Lembro bem de um amigo que analisou Metal Gear Solid 4 e o transformou no PIOR JOGO DO MUNDO, e ele fez isso porque fez questão de ser um cuzão, embora ele seja muito legal e divertido, poucos notavam que aquilo foi uma prova de que uma posição pessoal fazia toda diferença no julgamento, e uma vez que o mesmo quando fala bem de um jogo ele resume em poucas palavras.

    A quantidade de variáveis para observar a experiência e apreciação de jogar videogames é gritante, e todas elas estão sujeitas a persuadir bem ou enjoar, depende muito das INTENSÕES, do CONFORTO (de ser agradado pelos elementos) e do PADRÃO do jogador (mania de se apegar a gráficos, enredo, jogabilidade, etc).

    O fato é que eu costumo fragmentar e refletir sobre todos os elementos interativos do jogo, e não costumo falar disso nas análises porque fica CHATO, e quase sempre faço análises ruins falando sobre o experimento todo.

    E porque eu não fragmento tanto as coisas que eu analiso?

    Porque onde há probabilidade de parecer SUJO [seja porque encarei a experiência com intensão de falar mal, ou porque sou apegado demais a uma certa característica, ou porque QUERO ou NÃO QUERO ser o do contra, ou porque me pagaram para falar bem], existe a necessidade de querer disfarçar as evidências pessoais de como se observou aquele jogo.

    Eu disse, evidências! Evidências do que o jogo é? NÃO! O dono da evidência sobre o jogo é somente o seu criador.

    O jogador é dono de suas evidências sobre COMO INTERPRETOU aquele jogo => O critico em questão: fragmentou e vasculhou? Superestimou alguma característica? Depreciou a obra por outra característica? Foi tendencioso? É confiável desta vez?

    Eu tenho N motivos para explicar porque jogos da saga SOULS e BLOODBORNE (que eu ainda nem joguei) me emocionam tanto, me faz vibrar e sentir arrepios. Mas pra isso eu teria que fragmentar e dizer como é essa sensação de jogar um jogo que pra mim é perfeito [mesmo sabendo que não é perfeito].

    Assim como tenho N motivos pra dizer que o REBOOT de TOMB RAIDER é aquele tipo de jogo agradável e amigável, mas SEM INTENSIDADE E SEM SAL.

    É justo me fazer escrever tanta coisa para DESCREVER MELHOR A EXPERIECIA que você nem vai ler e talvez te convencer a não comprar um produto que MERECE SIM SER COMPRADO? Apesar de tudo, posso te dizer, em poucas palavras sobre alguns jogos:

    Compre Bloodborne, Demon Souls, Dark Souls 1 e 2, nem que você tenha que vender um RIM
    Compre Rise of the Tomb Raider numa promoção, não é lá grandes coisas, mas é gostozim de jogar
    Não compre RYSE ou KNACK porque são jogos curtos com interações tolas
    Não compre Call of Duty se você for jogar campanha porque isso vale no máximo R$50,00.
    Enfim. Se quer entender melhor o porque das coisas, JOGUE VOCÊ e tenha AS SUAS SENSAÇÕES, e as SUAS EVIDÊNCIAS.

    Isso é tudo, Obrigado.


    Última edição por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 11:49, editado 1 vez(es)
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 11:42

    ltr


    _________________
    avatar
    J.Araujo

    Mensagens : 69
    Data de inscrição : 04/10/2014
    Idade : 31

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por J.Araujo em Qui 17 Dez 2015, 11:48

    que foi isso, um piti?  Rolling Eyes
    avatar
    shavasko

    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32
    Localização : Ilha Solteira SP

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 11:58

    J.Araujo escreveu:que foi isso, um piti?  Rolling Eyes
    desabafo que um jogo merda foi tão bem avaliado 
    e que apesar de tudo, eu admiro não ter vendido o que eles esperavam
    avatar
    Vilela

    Mensagens : 2276
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 34

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por Vilela em Qui 17 Dez 2015, 12:16

    "Ubisoftzaram" demais esse Tomb Raider.
    Um bilhão de colecionaveis, plantinhas pra colher, pedras pra escavar, animais pra caçar, e ainda regaram com QTEs demais. Ou seja, aumentaram a dose de tudo q não era muito bom no primeiro.

    Ate onde eu joguei eu gostei, mas não é um jogo q (me) prende.
    avatar
    Cat Sensei

    Mensagens : 1660
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por Cat Sensei em Qui 17 Dez 2015, 12:28

    Tirando os tiroteios que achei bom, mais pior que o anterior, achei bem superior ao primeiro, aqui joguei no hard e achei o jogo bem melhor que o primeiro. Ignorei os objetivos bestas e fiz todas as tumbas e criptas.
    avatar
    The Era of Luigi

    Mensagens : 1498
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por The Era of Luigi em Qui 17 Dez 2015, 13:28

    Quem quer que esteja usando a conta do marcos pra escrever coisas sensatas: pfv pare. Devolva o cara pra gente
    avatar
    The Era of Luigi

    Mensagens : 1498
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por The Era of Luigi em Qui 17 Dez 2015, 13:30

    Você descreveu tudo q o tomb Raider 2013 demonstrou pra mim. Pessoal exaltava por ter ambientes abertos e não ser linear, porem tinha um tiroteio ridículo e difículdade nula.
    avatar
    AvatarFa

    Mensagens : 1455
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por AvatarFa em Qui 17 Dez 2015, 13:52

    Cara não joguei mas esses TB atuais parece quase um clone de Uncharted...o que me faz afastar um pouco deles.

    Sobre esse TB, acho que venderia bem mais no PS4.
    avatar
    shavasko

    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32
    Localização : Ilha Solteira SP

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 13:53

    The Era of Luigi escreveu:Quem quer que esteja usando a conta do marcos pra escrever coisas sensatas: pfv pare. Devolva o cara pra gente

    obrigado. 

    eu achava q seria uma leitura chata

    preciso virar youtuber logo... mas preciso de aliados, meu conteúdo tem q ser articulado e tem q ter um polo negativo a mim, senão não deslancha, senão não gera debate, não gera dilema.

    2 coisas q queria falar em canal é sobre "dar pitaco" em jogos em decadencia e falar sobre educação (porque sou professor há poucos meses)
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 14:04

    Esse Tomb Raider é mto melhor q o primeiro, e é um ótimo jogo. Pare.


    _________________
    avatar
    shavasko

    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32
    Localização : Ilha Solteira SP

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 14:06

    neto_btu escreveu:Esse Tomb Raider é mto melhor q o primeiro, e é um ótimo jogo. Pare.

    eu achei pouco melhor
    e tb achei ótimo
    só não é um tipo de jogo pra se colocar acima dos lançamentos da mesma época como HALO 5 por exemplo.
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 14:08

    Ele não chega a triscar os melhores do ano mesmo, mas é um jogo muito legal, achei muito fluído, e um jogo muito mais cheio de si e que sabe o que quer ser. Gostei bastante do design metroidvania, das tumbas. Achei um jogo muito prazeroso de se jogar, me diverti, e isso importa muito.


    _________________
    avatar
    shavasko

    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32
    Localização : Ilha Solteira SP

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por shavasko em Qui 17 Dez 2015, 15:51

    neto_btu escreveu:Ele não chega a triscar os melhores do ano mesmo, mas é um jogo muito legal, achei muito fluído, e um jogo muito mais cheio de si e que sabe o que quer ser. Gostei bastante do design metroidvania, das tumbas. Achei um jogo muito prazeroso de se jogar, me diverti, e isso importa muito.

    isso aí tá longe de ser metroidvania hein
    até Castlevania Lords of Shadow 2 é mais MEtroidvania que isso
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 18:06

    castlevania los2 é uma bomba completa.


    _________________
    avatar
    rodrigolfp

    Mensagens : 2457
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por rodrigolfp em Qui 17 Dez 2015, 18:48

    neto_btu escreveu:Esse Tomb Raider é mto melhor q o primeiro, e é um ótimo jogo. Pare.
    quando sair a versão sem gameplay potato então, day 1 xp
    avatar
    AvatarFa

    Mensagens : 1455
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por AvatarFa em Qui 17 Dez 2015, 20:50

    Tomb Raider? Metroidvania? Fiquei curioso agora. rs
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 21:06

    AvatarFa escreveu:Tomb Raider? Metroidvania? Fiquei curioso agora. rs

    Se a minha opinião vale de algo pra vc: http://jogadorpensante.com/2015/12/02/netos-review-rise-of-the-tomb-raider/

    Se n vale, nem le.


    _________________
    avatar
    AvatarFa

    Mensagens : 1455
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por AvatarFa em Qui 17 Dez 2015, 22:37

    Nossa cara eu tava escrevendo quando fui enviar mensagem, o tópico da bug. ehaueha
    avatar
    AvatarFa

    Mensagens : 1455
    Data de inscrição : 18/03/2015

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por AvatarFa em Qui 17 Dez 2015, 22:56

    Isso é interessante.

    No Dark Souls a caracteristica de Metroid, estava no fato do mundo ser interligado e tal, e nesse Tomb Raider são os upgrades que vc pega para conseguir acessar áreas que não consegue, tem muitos jogos ai copiando a estrutura de Metroid Outland fez isso muito bem apesar que é outro tema, mas teve nego aqui no tópico reclamando do combate e ação? Esses momentos não são tão muito bons?
    avatar
    André ► ❻ ◄

    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por André ► ❻ ◄ em Qui 17 Dez 2015, 23:11

    O SP do RoTR é muito fácil. Eu zerei sem nenhuma dificuldade jogando no survivor. O grande desafio desse jogo tá nos scores attacks.
    avatar
    André ► ❻ ◄

    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por André ► ❻ ◄ em Qui 17 Dez 2015, 23:14

    AvatarFa escreveu:Isso é interessante.

    No Dark Souls a caracteristica de Metroid, estava no fato do mundo ser interligado e tal, e nesse Tomb Raider são os upgrades que vc pega para conseguir acessar áreas que não consegue, tem muitos jogos ai copiando a estrutura de Metroid Outland fez isso muito bem apesar que é outro tema, mas teve nego aqui no tópico reclamando do combate e ação? Esses momentos não são tão muito bons?
    Não. Os combates desse jogo são um lixo. O foco desse jogo é a exploração.  E ele não é metroidvania.
    avatar
    neto_btu

    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 27
    Localização : Brasil

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por neto_btu em Qui 17 Dez 2015, 23:20

    Claro que é metroidvania, mano. Não é um open world puro, as tumbas e outras áreas vão abrindo conforme você obtém as melhorias. A estrutura é muito mais Metroid do que GTA.

    Os combates são fracos, o tiroteio é simplório, mas vc passa mto pouco tempo fazendo essas coisas, o foco do jogo é em exploração.


    _________________
    avatar
    André ► ❻ ◄

    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por André ► ❻ ◄ em Qui 17 Dez 2015, 23:28

    neto_btu escreveu:Claro que é metroidvania, mano. Não é um open world puro, as tumbas e outras áreas vão abrindo conforme você obtém as melhorias. A estrutura é muito mais Metroid do que GTA.

    Os combates são fracos, o tiroteio é simplório, mas vc passa mto pouco tempo fazendo essas coisas, o foco do jogo é em exploração.
    É, vendo por esse lado vc tem razão.
    avatar
    Vilela

    Mensagens : 2276
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 34

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por Vilela em Qui 17 Dez 2015, 23:32

    Qnto mais eu jogo TR, mais absurdo eu acho comparem ele com Uncharted. Só tem a temática msm, estruturalmente são BEM diferentes.

    Como disseram aí, é um metroivania simples, com muito colecionismo. Até o tiroteio é diferente, parece ate mais com TLoU q com Uncharted.

    Conteúdo patrocinado

    Re: PORQUE NÃO VOU ANALISAR => RISE OF THE TOMB RAIDER

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 20 Set 2017, 09:49