Data de lançamento: 1 de setembro de 2015
Projetista: Hideo Kojima
Série: Metal Gear
Desenvolvedor: Kojima Productions
Estúdio: Konami
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360, Microsoft Windows
Em The Phantom Pain, os jogadores têm o papel de Punished "Venom" Snake (também conhecido como o alias Big Boss) num ambiente massivo em mundo aberto. As mecânicas são muito iguais a Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, o que significa que os jogadores terão e se infiltrar em vários pontos pelo mundo do jogo, evitando guardas e tentando permanecer indetectáveis. Snake tem vários objectos ao dispor incluindo binóculos, mapas, pistolas, espingardas de assalto e explosivos. Os jogadores podem usar veículos para atravessar o mapa como carros e tanques (em adição a caminhar ou em cavalo) - como certos locais são montanhosos, o jogador pode optar por fazer escalada para criar atalhos. Também se pode chamar suporte de helicóptero para ajudar em combate ou para simplesmente obter informações sobre um determinado local.
nake também pode pedir ajuda a companheiros de IA, como Quiet, uma soldado especialista com habilidades super-naturais. Ela pode detectar inimigos, disparar contra os seus capacetes para Snake de seguida disparar nas suas cabeças, ou sincronizar tiros para mortes múltiplas; DD (Diamond Dog), um lobo salvo em África, que pode ser treinado por Ocelot para ajudar Snake nas missões. DD tem a habilidade de cheirar guardas e plantas raras, criar distracções ao ladrar e atacar. Pode também aprender truques novos se o jogador investir nas "roupas de cão"; o D-Horse, um cavalo para transporte rápido e com um selim personalizável possibilitando o transporte de maior quantidade de equipamento. os jogadores podem se pendurar num dos seus lados para evitar serem vistos e usar o seu excremento para fazer os carros derrapar para fora da estrada; e o D-Walker, um robot mecânico bípede com várias características, algumas das quais podem ser melhoradas. As habilidades destes companheiros e a sua eficiência depende da interacção e da relação do jogador para com eles. O jogador pode acabar o jogo sem recorrer à ajuda dos companheiros assim como também é possível passar todo o jogo sem conhecer alguns deles.
Como em Metal Gear Solid: Peace Walker, The Phantom Pain tem uma característica de construção de bases que permite ao jogador produzir armas e vários itens a partir da base mãe virtual. A recruta de soldados inimigos e de prisioneiros também regressa para este jogo, permitindo à Base Mãe crescer. O recrutamento de soldados que falem diferentes idiomas será crucial para os jogadores, "Não irás perceber os soldados a falarem uma língua estrangeira se não tiveres um interprete na Base Mãe que fale a sua língua, tal como também não serás capaz de interrogá-los", refere Hideo Kojima, director do jogo. Ao contrário de Peace Walker em que os jogadores só podiam ver a Base Mãe a partir do céu, em Phantom Pain pode-se controlar Snake e explorar o complexo a pé. O sistema terra-ar The Fulton, apresentado em Peace Walker é de novo usado para este jogo, em que os jogadores podem usá-lo para transportar soldados capturados e outros objectos para a Base. A base pode ser melhorada através de dinheiro encontrado pelo jogo, sobre a forma de diamantes, de contentores de transporte, entre outros. A receita pode então ser utilizada para investir em melhorias, na aparência e nas habilidades de Snake, dos seus companheiros e dos veículos. Por exemplo, o braço protético de Snake pode ser modificado para alojar uma arma eléctrica, ou colocar controlos para voar como um drone.
A IA do inimigo foi melhorada no que toca a precaução de situação. Se os jogadores usam várias vezes uma arma ou uma táctica para imobilizar soldados, se o jogador repetir essa missão verá o numero de inimigos aumentado e com melhor equipamento; por exemplo, o uso frequente de tiros na cabeça terão os inimigos equipados com capacetes, tornando mais difícil apontar à cabeça.
The embargo for reviews has lifted on Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, what series creator Hideo Kojima says will be the ‘true last Metal Gear,’ which is slated to launch across PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, and PC worldwide on September 1.
Get the roundup below. (More scores will be added as they come in.)
- The Daily Dot – 5/5
- Destructoid – 9/10
- EGMNOW – 9.5/10
- Examiner – 5/5
- Game Informer – 9.25/10
- GameSpot – 10/10
- GameTrailers – 9.3/10
- HobbyConsolas – 97/100
- IGN – 10/10
- Kinda Funny Games – “Amazing”
- Kotaku (Pre-Review) – “The best Metal Gear yet”
- Metal Gear Informer – 10/10
- Polygon (Pre-Review) – ‘Hideo Kojima’s name featured dozens of times throughout’
- Press-Start – 9/10
- Respawn.ninja – 100/100
- USgamer (Pre-Review) – “An incredibly memorable game”
- YongYea – “A very easy contendor for game of the year”
Última edição por DouglasHG em Sáb 05 Set 2015, 11:39, editado 1 vez(es)