Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

+8
Franco
Paulo Lucena
neto_btu
Vinicius Nakata
The Era of Luigi
coelho
Santiago Oliveira
shavasko
12 participantes

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    shavasko
    shavasko


    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 38
    Localização : Ilha Solteira SP

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por shavasko Ter 06 Out 2015, 11:43

    Metal Gear Solid V The Phantom Pain traz uma imensidão de conteúdo de 51 missões principais, 155 missões opcionais (acionadas a qualquer momento) e uma série de coletáveis e cacarecos para explorar pelos mapas.
     
    É de se esperar que muitas dessas missões principais são repetições discretas e algumas poucas descaradas, obviamente as inúmeras Side OPSs não teriam o mesmo padrão de qualidade e daria mais sensação de repetitividade ainda.
     
    Embora nota-se grande evolução nas possibilidades interativas, nos detalhamentos dessas possibilidades e grande predominância do ato de jogar (mão no controle, cabeça em atividade), existe de fato uma sensação de que houve sim uma troca de uma característica pela outra [menos cenas por mais jogo], e isso já é um belo avanço.
     
    Não querendo desmerecer, até porque o japão não demonstra capacidade de produzir jogos de mundo aberto com bom grau de detalhismos, mas sempre explorou bem suas áreas com backtrakings e reaproveitamento de toda geografia em si, mas aqui eu senti um certo exagero e cansaço.
     
    Nunca jamais descartei excesso de conteúdo em jogo algum, inclusive apreciei até o exagero de coletáveis do Assassins Creed Unity, mas em MGS5 the Phantom Pain, eu cheguei adesejar que o conteúdo caísse a 1/3 de tudo que rolou em termos de missões principais, e que as SIDE OPS caísse a 1/5 de tudo o que rolou.
     
    Se rolasse só o necessário, era bem vindo. Pois nem mesmo os eventos entre as missões me deu deslumbre ou pânico (como cheguei a ver em fóruns por aí, gente assustada com a epidemia na mother base), enquanto essas questões paralelas me soava muito superficial, ao contrário de jogar um XCOM que realmente me dava desespero ou sentimento de glória, aqui eu interagia com essas questões de administração de base, consumo e compras de upgrades e armas com MUITA SERENIDADE, por mais que alguma armas a venda fossem algo muito atraente para alcançar RANK S, mas até mesmo esses RANK S soa desanimador demais, uma vez que as regras são muito injustas (no sentido de ser estupido), a repetitividade de missões é grande e quantidade dessas é grande também [foda-se 100G ou GoldTrophy].
     
    Depois de certo tempo a maneira de jogar se modifica, e isso acontece com todo jogador, não porque o jogador fica sem saída, mas sim por curiosidade. Por exemplo, comigo eu joguei de uma maneira antes de ter a Quiet no meu time, depois passei a jogar de outro, jogava em stealth, depois como Rambo, depois passei a parar de usar as caixas de papelão, passei a usar as granadas de efeito (fumaça, sonífero, paralização de máquinas, etc) assim como passei a usar as drogas e a visão noturna.
     
    O jogo funciona muito bem, é divertido, às vezes enjoa, mas também cativa. Tudo o que exaltam de ruim ou bom por aí, é EXAGERO! Não há grandes emoções, não há características repulsivas cinematográficas ou gameplaymisticas. Somente o EXAGERO ronda por aí quando o assunto é MGS5, isso não é um jogo polemico, explosivo, absurdo, revolucionário, genial. É um jogo normal, equilibrado, suficientemente divertido.
     
    Me incomodou um pouco o fato de ter uma falsa imensidão e muito reaproveitamento de cenários, mas apesar de tudo esse foi de longe Metal Gear que eu mais gostei depois do RISING.
     
    As boss battles não foram tão bombásticas e numerosas como eu esperava (juro, eu imaginava algo padrão BINARY DOMAIN nesse aspecto, e sequer chega aos pés desse em matéria de boss battle), mas o ritmo do jogo compensou isso, e muito provavelmente esse jogo vai envelhecer mal ou já nasceu vencido pelo tempo, por mais que ele não seja algo realmente nobre na sua época, ele pode resistir melhor que os demais da série que eram muito chamativos na época deles (principalmente o 1º MGS do PSX e o Metal Gear 2 Solid Snake dos 8 bits) mas que hoje são jogos que a juventude não consegue se encantar [e com razão!]
     
    Claro que não vamos condenar a série por um processo natural de envelhecimento, porque claramente certas características deixa de ter importância, enquanto outras sobrevivem muito bem ao tempo como por exemplo HALO 1 que é antiquado em pouquíssimas características enquanto na grande maior parte da composição ele continua, mesmo depois de mais de 10 anos, excelente para os tempos de hoje.
     
    Talvez MGS5 daqui 10 anos ainda não seja tão antiquado como foi cada MGS após 10 anos, e por mais que enaltecem a série pelos seus feitos, qualquer lapso de bom senso e percepção nos faz enxergar a verdade => FOI BOM EM SUA ÉPOCA, FOI BOM EM SUA ÉPOCA, TALVEZ ESTAMOS EXAGERANDO.
     
    Enfim, o jogo é legal, tem uma natureza mais nobre, mas longe de merecer tanta qualificação, longe de ser o tipo de jogo que o produtor precisa estampar seu nome “produzido por mim” N vezes como se tivesse pleno orgulho [que é de fato uma escrotice fazer isso mesmo se o jogo for um DARK SOULS da vida].
     
    Mas tá aí! Se esse foi de fato o último METAL GEAR, isso pouco importa, qualquer um é capaz de fazer uma continuação, não há nada de intocável e delicado em meio a tanta fantasia, ficção e esclarecimentos. Se a Konami der conta do recado, ela pode aplicar essa formula e criar outros jogos com menos narrativa/drama e mais gameplay sem o Kojima, não é uma tarefa tão difícil. Afinal se até HALO manteve o nível de qualidade das campanhas em outras mãos, porque que METAL GEAR não pode ??? Aliás, o meu METAL GEAR favorito (Rising) sequer é do Kojima.
     

    NOTA 6/10 (BOM)
    Santiago Oliveira
    Santiago Oliveira


    Mensagens : 417
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Santiago Oliveira Ter 06 Out 2015, 12:58

    Gostei da tua análise... tá aí uma coisa que mata um jogo pra mim, repetição em demasia de situações e cenários (por isso não consigo gostar de MMO apesar de entender como existem jogos assim com momentos incríveis, problema é aturar todo o resto até chegar neles).

    Ainda jogarei esse 5 mas também me pergunto se o pessoal não está está eufórico demais por condescendência ao Kojima, tal qual foi no 4 que pra mim se fosse resumido em uma palavra seria 'chato'.
    shavasko
    shavasko


    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 38
    Localização : Ilha Solteira SP

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por shavasko Ter 06 Out 2015, 13:45

    Santiago Oliveira escreveu:Gostei da tua análise... tá aí uma coisa que mata um jogo pra mim, repetição em demasia de situações e cenários (por isso não consigo gostar de MMO apesar de entender como existem jogos assim com momentos incríveis, problema é aturar todo o resto até chegar neles).

    Ainda jogarei esse 5 mas também me pergunto se o pessoal não está está eufórico demais por condescendência ao Kojima, tal qual foi no 4 que pra mim se fosse resumido em uma palavra seria 'chato'.

    é óbvio que o povo tá eufórico.

    existe hj essa onda "anti-KONAMI" e "anti-CAPCOM" como se elas fossem verdadeiros demônios, quando na verdade apenas não tiveram muita sorte em tercerizar suas franquias e não conseguiram se adequar aos tempos modernos, o que é praticamente uma tarefa muito difícil para DEVs japonesas. E se vc for ver, só a From Software, Nintendo, Platinum e de vez enquando a SEGA conseguem alguns desses feitos.

    a Konami é um empreendimento em fase de sucateamente, que muito se esforçou por PES, Castlevania, Silent Hill, Metal Gear Solid, assim como na gen passada por todos esses e ainda por Suikoden, Zone of the Enders [sim, pq ela bancou tudo] e não obteve retorno.

    E no final, depois de detonar com PES, Castlevania e Silent Hill, só restava MGS, e com a saída do KOJIMA (que eu duvido que seja culpa da Konami, pq boto como duvidoso demais o caráter desse sujeito, só pelo fato dessa mania dele querer estampar o nome dele a cada inicio e final de missão), o público CHUPA-ROLA PAGA-PAU (puxa saco cego) do Kojima fica querendo engrandecer esse sujeito.

    pior de tudo, é capaz da Konami fazer um MGS talvez até melhor que esse no futuro e vir um monte de fan-boy do Kojima procurar falhas idiotas que só nerd-pinça encontra.

    enfim... MGS está condenado a uma CONDIÇÃO INVISÍVEL, onde qualquer jogo novo que sair da série, nego vai querer botar defeito e se ficar pouca coisa pior vão dramatizar que virou lixo igual acontece com Resident Evil.

    mas a máscara vai cair, igual ao Inafune com seu lixoso Mighty N9, ainda veremos Kojima envolvido com obras da pior espécie assim como uma grande variedade de jogos dele que todo mundo finge que ele não esteve envolvido.

    enfim, fico chateado com toda essa situação.
    Silent Hill e Castlevania não mereceram ser tão rebaixados como foram, e muito provavelmente esse deve ser o destino de MGS futuramente

    ainda tenho esperanças de ver a Konami retornar com CONTRA (lembrando que o HARD CORPS UPRISING é animal!), SUNSET RIDERS e ROCKET KNIGHT ADVENTURES, e continuar com Castlevania (seja 2D ou 3D), Silent Hill e Zone of the Enders
    coelho
    coelho


    Mensagens : 961
    Data de inscrição : 04/07/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por coelho Ter 06 Out 2015, 17:04

    Marcus, seu problema é que vc ignora o Peace Walker, por isso vc acha que esse mgs difere tanto dos outros que vc jogou.
    The Era of Luigi
    The Era of Luigi


    Mensagens : 1498
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por The Era of Luigi Ter 06 Out 2015, 17:13

    A fase do Afeganistão é um imenso desperdício de espaço. Uma coisa que me decepcionou foi não existirem espaços internos decentes. São sempre os mesmos moveis, equipamentos coisas sem graça em todas as baes. E por falar em bases, as que ficam ao redor, pelo menos até a missão 15, pouco interferem umas nas outras.

    Fizessem um espaço menor, com bases ricas em detalhes e difíceis de invadir, seria muito mais interessante.
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Ter 06 Out 2015, 17:28

    Também acho que o espaço do jogo não foi bem aproveitado. Como disseram aí em cima: falta bases com level design mais complexo, mais interação na Mother Base, uso melhor dos soldados que você recruta durante a jornada e etc. Não souberam usar o mundo de uma forma mais interessante. 

    Sério que depois de Red Dead Redemption e GTA V a galera não aprendeu a usar momentos random acontecendo no mapa? São essas coisas que fazem o mundo ser vivo e útil. 

    O jogo tem MUITOS ERROS que fica difícil engolir por causa do grande investimento da Konami. O jogo demorou pra porra pra sair também, tiveram tempo.
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Ter 06 Out 2015, 17:30

    Ir pra Mother Base pra ver cutscene ou tomar banho. Tanto espaço lá... Sad
    neto_btu
    neto_btu


    Mensagens : 3358
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 34
    Localização : Brasil

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por neto_btu Ter 06 Out 2015, 19:30

    To achando até estranho... na semana de lançamento o jogo era o GOTY universal, agora to vendo várias pessoas (que inclusive falavam que o jogo era o goty universal) falando que o jogo nao eh la essa coca cola toda.
    Paulo Lucena
    Paulo Lucena


    Mensagens : 291
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 30

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Paulo Lucena Ter 06 Out 2015, 20:24

    Sei que to doido pra jogar... Só esperando baixar o preço.
    Franco
    Franco


    Mensagens : 1661
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Franco Ter 06 Out 2015, 20:31

    eu me retiro de toda analise sobre esse jogo, não seria nada imparcial
    rodrigolfp
    rodrigolfp


    Mensagens : 2457
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por rodrigolfp Ter 06 Out 2015, 20:53

    neto_btu escreveu:To achando até estranho... na semana de lançamento o jogo era o GOTY universal, agora to vendo várias pessoas (que inclusive falavam que o jogo era o goty universal) falando que o jogo nao eh la essa coca cola toda.
    again, só fã retardado da série q acha q é goty
    Jeremias
    Jeremias


    Mensagens : 4563
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 32

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Jeremias Ter 06 Out 2015, 20:54

    neto_btu escreveu:To achando até estranho... na semana de lançamento o jogo era o GOTY universal, agora to vendo várias pessoas (que inclusive falavam que o jogo era o goty universal) falando que o jogo nao eh la essa coca cola toda.


    Porque é incompleto, e óbvio que você só percebe isso quando chega no fim.

    Mas o que ta ali é quase perfeito.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Ter 06 Out 2015, 21:46

    Não vi problema em revisitar áreas, e nem achei que repete tanto assim. Isso nas main missions, nas sides repete bastante. Vc está em um determinado lugar de um país (que é desértico por natureza) onde existe uma atividade de inimigos. É normal isso estar focado em uma zona limitada e não no PAÍS INTEIRO.
     
    Seria melhor se tivesse pelo menos mais uns 2 países e se todos tivessem o dobro do tamanho, com áreas mais variadas? Sim. Mas não achei nada do que vi na campanha fora de contexto com a sua missão e objetivo, então passa. Até porque a jogabilidade é fodástica.

    Engraçado é que vc nem citou o maior defeito do jogo, que é o sistema imbecil de grind de materias não processados. E vc ainda colocou esse spoiler desnecessário nesse review

    E MGSV é um jogo nota 9, mas eu entendo que vc deu 6 por ser hater da série, normal.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Ter 06 Out 2015, 21:51

    neto_btu escreveu:To achando até estranho... na semana de lançamento o jogo era o GOTY universal, agora to vendo várias pessoas (que inclusive falavam que o jogo era o goty universal) falando que o jogo nao eh la essa coca cola toda.
    MGSV é um jogão, top  3 da gen. mas por estar incompleto ele não é goty. Pra mim entre os 3 top da gen (MGSV, Bloodborne e TW3) o que mais merece o GOTY é o Bloodborne.
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Ter 06 Out 2015, 21:57

    Pra mim MGSV seria um jogo nota 10 se : 

     
    Spoiler:
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Ter 06 Out 2015, 23:00

    André ► ❻ ◄ escreveu:Pra mim MGSV seria um jogo nota 10 se : 

     
    Spoiler:
    Spoiler:
    André ► ❻ ◄
    André ► ❻ ◄


    Mensagens : 1774
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por André ► ❻ ◄ Ter 06 Out 2015, 23:12

    Vinicius Nakata escreveu:
    André ► ❻ ◄ escreveu:Pra mim MGSV seria um jogo nota 10 se : 

     
    Spoiler:
    Spoiler:
    Não. Quando vc fazer o true ending vc vai entender.
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Ter 06 Out 2015, 23:17

    Kojima gosta de complicar atoa o enredo, pqp.
    shavasko
    shavasko


    Mensagens : 1297
    Data de inscrição : 30/06/2014
    Idade : 38
    Localização : Ilha Solteira SP

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por shavasko Ter 06 Out 2015, 23:50

    André ► ❻ ◄ escreveu:Não vi problema em revisitar áreas, e nem achei que repete tanto assim. Isso nas main missions, nas sides repete bastante. Vc está em um determinado lugar de um país (que é desértico por natureza) onde existe uma atividade de inimigos. É normal isso estar focado em uma zona limitada e não no PAÍS INTEIRO.
     
    Seria melhor se tivesse pelo menos mais uns 2 países e se todos tivessem o dobro do tamanho, com áreas mais variadas? Sim. Mas não achei nada do que vi na campanha fora de contexto com a sua missão e objetivo, então passa. Até porque a jogabilidade é fodástica.

    Engraçado é que vc nem citou o maior defeito do jogo, que é o sistema imbecil de grind de materias não processados. E vc ainda colocou esse spoiler desnecessário nesse review

    E MGSV é um jogo nota 9, mas eu entendo que vc deu 6 por ser hater da série, normal.

    eu dou 6 pq o jogo é bom
    avatar
    Tim maia


    Mensagens : 91
    Data de inscrição : 19/03/2015

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Tim maia Qua 07 Out 2015, 00:12

    Concordo com o Andre,Top 3 da gen
    Bloodborne
    MGSTPP
    The witcher 3
    avatar
    Tim maia


    Mensagens : 91
    Data de inscrição : 19/03/2015

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Tim maia Qua 07 Out 2015, 00:12

    Talvez Bayonetta 2 no lugar de TW3
    The Era of Luigi
    The Era of Luigi


    Mensagens : 1498
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por The Era of Luigi Qua 21 Out 2015, 11:43

    Que aconteceu com  o Kojima ao fazer esse jogo? Ele contratou toda a equipe do Destiny pra cuidar da história ?

    Sério, vergonha alheia da missão 30 e o Snake MUDO frente a frente com o Skull Face, cara parece um autista. De longe o pior metal gear em termos de campanha geral.
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Qua 21 Out 2015, 12:02

    Não achei essa cena ruim, não tinha o que dizer; o Skullface é o único que fica falando durante a "carona". Até em situações extremas o Venom Snake fica calado, achei coerente com a personalidade que construíram em cima do personagem até o momento.
    Vinicius Nakata
    Vinicius Nakata


    Mensagens : 348
    Data de inscrição : 30/06/2014

    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Vinicius Nakata Qua 21 Out 2015, 12:05

    O que eu não gosto são os personagens em volta do Venom Snake não reagirem a isso. Big Boss fala pra caralho no Snake Eater, Peace Walker e etc... no mínimo uma estranheza deveria estar ali.

    Conteúdo patrocinado


    METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN Empty Re: METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 03:12