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3 participantes

    Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial)

    Cat Sensei
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    Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial) Empty Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial)

    Mensagem por Cat Sensei Dom 06 Jul 2014, 10:14

    Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial) Original

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    https://www.facebook.com/download/266724043529799/PS4_ParisGC2013Final.pdf
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    PDF contendo vários detalhes técnicos do PS4, arquitetura, técnicas de desenvolvimento, uso da G GPU...
    Cat Sensei
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    Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial) Empty Re: Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial)

    Mensagem por Cat Sensei Dom 06 Jul 2014, 10:34

    Explicação do Fagner da EGW sobre algumas diferenças entre Xbox One e PS4:

    [img]Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial) 303cunq[/img]
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    A principal diferença esta na abordagem... no XONE usam os 32MB de ESRAM como um cache de alta velocidade (100GB/s)... ai vem um papo mais que furado de que dá para dizer que faz 200GB/s... mas não é assim... vc teria uma via de 109 para gravar e outra para ler, se dividir a memória em duas partes de 16MB e fazer isso separadamente em cada uma aos mesmos 100GB/s ai vc considera os 32 como tendo 200GB/s kkkk é até hilário...

    Os 32MB de ESRAM fazem uma enorme diferença e seguem o modelo de arquitetura de sucesso do 360... até ai blz...

    Ai a Sony foi lá e colocou os 8GB inteiros de GDDR5 a 176GB/s "de verdade"... pronto... a única vantagem real é que a memória ESRAM do XO não tem ciclo de refresh, é estática e muito cara... ela pode ajudar a diminuir a latência de processos criticos o que é muito bom para manter o FPS em cenas com AA e coisas do tipo, mas não "faz mágica" criando FPS... só evita que eles caiam não deixando faltar dados se o software for planejado sabendo do recurso.

    Ja a Sony opta por um esquema mais tradicional, com memória inteira trabalhando full... a vantagem extra do sistema é memória e CPU exclusivos para o OS... no PS4 temos a mesma quantidade de RAM de todo o PS3 agora só para o SO e um CPU exclusivo trabalhando nela, não é um núcle do CPU principal, é outro CPU... é como se o "PS4 para jogar" fosse um PC numa rede, e o PS4 interface e funções fosse outro, só que estão no mesmo gabinete e mostrando tudo na mesma tela...


    PS. Ali eu não coloquei "cache" na GPU do PS4 porque ele não é "diferente" de outra GPU qualquer em termos de tamanho... a bem da verdade o cache da GPU do PS4 funciona sim de maneira diferente, tem caminhos novos entre GPU, CPU e RAM que num PC normal não existem, tão pouco no One, mas ela não tem uma tamanho avantajado com dezenas de MB e ta até porque a aproximação em termos de banda no PS4 é direto na memória principal, então não há uma relação direta com a arquitetura do XO (que é bem eficiente diga-se de passagem, apesar de não compensar a diferença, evita que o limite do XO force o FPS para baixo)...



     Uma coisa que eu acho incrível no PS4 é que ele pode executar computação geral via GPU sem que para isso a parte gráfica precise ser interrompida, isso em um PC não é possivel, pelo menos não com os softwares de hoje, não sei se será possivel com drivers ou um update de firmware... mas para o PS4, é...

    Você pode estar executando um jogo e a componente de fisica estar sendo calculada na GPU ao mesmo tempo sem "reserva" ou seja, ter que retirar algumas unidades do total e dedicar elas só para isso diminuindo performance gráfica... acontece que quanod um jogo está rodando, em um intervalo de 1 segundo acontecem centenas, as vezes milhares de vezes de alguma das mais de 1000 unidades da GPU por um motivo ou por outro ficar desocupada... quando isso acontece o PS4 é capaz de colocar nestas unidades algum trabalho para rodar...

    E isso é incrivel visto que o SO, a gravação de video e todo o trabalho sobre Rede é feito por um CPU extra que não ocupa os núcleos Jaguar... ou seja... essa "sobra" fica ali atoa em qualquer sistema e a Sony deu um jeito de pode usar...

    Outros detalhes também contam, como o sistema de corte de poligonos que não são visíveis em uma tela está tão bom que chega a economizar 70% do trabalho que teria que fazer se fosse renderizar tanto o que o usuário vai ver quanto o que ele não vai ver, como as costas de um personagem de frente para você... existem claro, várias técnicas em todos os sistemas para isso rolar, mas chegar a 70% de economia é bem relevante...



    Texto de autoria do Fagner Martinelli EGW do Facebook.
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    Mensagem por MANOPS4WiiU Dom 06 Jul 2014, 11:03

    Convida o Fagner pra participar do Forum, e o Fera traz o Engenheiro IBM, kkkkkkkkkkk.
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    Mensagem por Cat Sensei Dom 06 Jul 2014, 11:05

    Não acho que ele viria, já o engenheiro seria um Shin 3.0.
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    Mensagem por The Era of Luigi Dom 06 Jul 2014, 12:42

    RESUMO: Detalhes da arquitetura do PS4 (PDF Oficial) Vy5u7p

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