primeiramente, um grande foda-se ao multplayer
pode ser o quanto fodão for. Daqui poucos anos ele estará morto e o jogo não poderá contar com isso
eu NÃO AVALIO JOGOS por MULTPLAYER, só por mecânicas e campanha
eu sei que a galera insiste nisso... mas realmente, não dá.
outros jogos oferecem multplayer, mas NINGUEM LIGA, e por isso os outors jogos não crescem por causa de multplayer
e eu me pergunto, porque que jogo nenhum cresce por causa de multplayer e só CoD cresce?
porra, jogo nenhum pode ser culpado por não vender, ou não ter audiencia.
Existem jogos imbecis com públicos gigantes
Existem jogos excelentes que não passam de 500mil unidades vendidas
é INJUSTO avaliar um jogo por causa de multplayer. Isso tem que ser ignorado, até mesmo se for local, pq muita gente não consegue reunir amigos pra jogar um certo game na sala, por uma questão de gosto, principalmente num país como o nosso [e tantos outros] onde as pessoas não tem o habito de jogar
=> aí você diz: "mêu, mas o jogo levanta a galera do chão, é sucessso! Tem que tirar notão!"
=> aí eu digo: "então pára de ouvir seus Rock e Metal e vai subir num trio elétrico!"
enfim... eu quero que você que valoriza jogo por multplayer se ferre!
ah.. mais uma observação
todo multplayer é produzido com FRAGMENTOS da campanha.. são apenas cenários da campanha lapidados em forma de arena. Ou seja, todo a maior parte do orçamento se concentra na campanha!
-------------------------sobre o conteúdo coop/solo
o modo EXO SURVIVOR pode ser jogado sozinho [mas fica muito difícil], pode ser jogado com amigos (local e online), mas independente disso, é como se fosse um modo horde igual ao modo survivor do CoD MW3, - é apenas isso!
Curioso como CoD MW3 tinha além disso o SPEC OPS igual o MW2, e ainda tinha o survivor... CoD Ghosts tinha um modo familiar ao zombies do Black OPS 2 só que MENOS aprimorado
enfim... a impressão que dá é que CoDs estão um pouco cagando com esse setor do entretenimento... e realmente, as pessoas não ligam pra jogar Coop, e toda vez que é multplayer é "team death match"
mas dane-se, eu sempre achei o modo Zombies "meh... legalzinho", e o SPEC OPS no MW3 já tava meio fraquinho, sendo que o SPEC OPS do MW2 foi muito fódão.
------------------------sobre a campanha
é o mais do mesmo
partes scriptadas e QTEs aos montes intercalando tiroteios frenéticos... não vejo problema nenhum, desde que o jogo não seja só sobre isso, já tá valendo....
o problema é o mesmo que vem ocorrendo desde MW2 (pós World at War), ainda sim Black OPS1 (pós MW2) foi um pouco mais duro q MW2, porém não era do nível do WaW. A intensidade e o desafio caiu e estagnou
houve uma leve, bem leve, ascenção do nível de desafio em relação ao CoD Ghosts... mas ainda sim é um jogo fácil [no modo VETERANO], e todo CoD eu brinco de conferir o game no modo RECRUTA só pra ver o quanto fácil ele pode ficar em relação ao nível VETERANO (dificuldade que eu já começo logo de cara até o fim da campanha).
acho que os DEVs de CoD precisam buscar inspiração pra elevarem os padrões de desafio, que um dia já foi mais elevado que HALO [eu juro, eu pelejei pra terminar CoD2 e WaW no VETERANO, e desisti do CoD3].
CoD já viveu tempos que você não podia PISCAR que já morria, hj vc tem toda folga pra reagir e o checkpont sai a cada peido, mesmo que antes os Checkpoints não eram tão espaçados, mas eram justos.
Acho que CoD antigamente tinha mais valor que METAL GEAR SOLID [dane-se se não são generos comparáveis], pela diversidade de ocasiões e cenários (opa! isso ainda acontece) e tendo a intensidade e sensação de perigo que o jogo tinha, era sempre uma experiencia emocionante jogar CoD. Eu mesmo ficava euforico por um lançamento novo da séire... já hj...
hj vc joga um CoD, e blahh... não passa de um jogo tolo pra um FDS... E isso começou a ocorrer desde que o multplayer virou o prato principal da saga, e acho isso lamentável!
CoD AW ainda subiu um tiquinho de nível de dificuldade, mas a campanha continua sendo um jogo cheio de potencial mal aproveitado... eu fico imaginando => se tivesse aqueles respawn infinitos FDPs, aqueles tiros que vem do nada, aqueles inimigos que abrem fogo antes de vc piscar o olho e te matam na hora... enfim, e me chateia ver a série desse jeito, ainda mais um jogo tão agradável de se jogar e bem resolvido nas mecânicas, na física e na leveza.
quanto as tecnologias/recursos novos, continuam a surgir e aparecer mais de enfeite e scripts a ser realmente uma ferramenta de combate explorada a profundidade
continua tão CURTO quanto todos os outros [não acreditem no Zangado qdo ele diz q o jogo ficou mais longo]
um jogo que dura em torno de 4 horas no nível normal, com acréscimo de 2 horas pra quem joga no VETERANO
de novidade tem upgrades, e um monte de firula, o exo esqueleto tem muito poder massa, mas infelizmente não vão muito longe com tudo isso... é só um aperitivo mesmo
Mas que é um jogo gostoso de jogar, macio, rápido e variado. Isso ele é.
o jogo construiu as mecanicas ideias, criou mais potencial de novo, mas não aproveitou.. mas isso não faz dele um jogo mediocre, apenas
NOTA 5/10 (razoável)
pode ser o quanto fodão for. Daqui poucos anos ele estará morto e o jogo não poderá contar com isso
eu NÃO AVALIO JOGOS por MULTPLAYER, só por mecânicas e campanha
eu sei que a galera insiste nisso... mas realmente, não dá.
outros jogos oferecem multplayer, mas NINGUEM LIGA, e por isso os outors jogos não crescem por causa de multplayer
e eu me pergunto, porque que jogo nenhum cresce por causa de multplayer e só CoD cresce?
porra, jogo nenhum pode ser culpado por não vender, ou não ter audiencia.
Existem jogos imbecis com públicos gigantes
Existem jogos excelentes que não passam de 500mil unidades vendidas
é INJUSTO avaliar um jogo por causa de multplayer. Isso tem que ser ignorado, até mesmo se for local, pq muita gente não consegue reunir amigos pra jogar um certo game na sala, por uma questão de gosto, principalmente num país como o nosso [e tantos outros] onde as pessoas não tem o habito de jogar
=> aí você diz: "mêu, mas o jogo levanta a galera do chão, é sucessso! Tem que tirar notão!"
=> aí eu digo: "então pára de ouvir seus Rock e Metal e vai subir num trio elétrico!"
enfim... eu quero que você que valoriza jogo por multplayer se ferre!
ah.. mais uma observação
todo multplayer é produzido com FRAGMENTOS da campanha.. são apenas cenários da campanha lapidados em forma de arena. Ou seja, todo a maior parte do orçamento se concentra na campanha!
-------------------------sobre o conteúdo coop/solo
o modo EXO SURVIVOR pode ser jogado sozinho [mas fica muito difícil], pode ser jogado com amigos (local e online), mas independente disso, é como se fosse um modo horde igual ao modo survivor do CoD MW3, - é apenas isso!
Curioso como CoD MW3 tinha além disso o SPEC OPS igual o MW2, e ainda tinha o survivor... CoD Ghosts tinha um modo familiar ao zombies do Black OPS 2 só que MENOS aprimorado
enfim... a impressão que dá é que CoDs estão um pouco cagando com esse setor do entretenimento... e realmente, as pessoas não ligam pra jogar Coop, e toda vez que é multplayer é "team death match"
mas dane-se, eu sempre achei o modo Zombies "meh... legalzinho", e o SPEC OPS no MW3 já tava meio fraquinho, sendo que o SPEC OPS do MW2 foi muito fódão.
------------------------sobre a campanha
é o mais do mesmo
partes scriptadas e QTEs aos montes intercalando tiroteios frenéticos... não vejo problema nenhum, desde que o jogo não seja só sobre isso, já tá valendo....
o problema é o mesmo que vem ocorrendo desde MW2 (pós World at War), ainda sim Black OPS1 (pós MW2) foi um pouco mais duro q MW2, porém não era do nível do WaW. A intensidade e o desafio caiu e estagnou
houve uma leve, bem leve, ascenção do nível de desafio em relação ao CoD Ghosts... mas ainda sim é um jogo fácil [no modo VETERANO], e todo CoD eu brinco de conferir o game no modo RECRUTA só pra ver o quanto fácil ele pode ficar em relação ao nível VETERANO (dificuldade que eu já começo logo de cara até o fim da campanha).
acho que os DEVs de CoD precisam buscar inspiração pra elevarem os padrões de desafio, que um dia já foi mais elevado que HALO [eu juro, eu pelejei pra terminar CoD2 e WaW no VETERANO, e desisti do CoD3].
CoD já viveu tempos que você não podia PISCAR que já morria, hj vc tem toda folga pra reagir e o checkpont sai a cada peido, mesmo que antes os Checkpoints não eram tão espaçados, mas eram justos.
Acho que CoD antigamente tinha mais valor que METAL GEAR SOLID [dane-se se não são generos comparáveis], pela diversidade de ocasiões e cenários (opa! isso ainda acontece) e tendo a intensidade e sensação de perigo que o jogo tinha, era sempre uma experiencia emocionante jogar CoD. Eu mesmo ficava euforico por um lançamento novo da séire... já hj...
hj vc joga um CoD, e blahh... não passa de um jogo tolo pra um FDS... E isso começou a ocorrer desde que o multplayer virou o prato principal da saga, e acho isso lamentável!
CoD AW ainda subiu um tiquinho de nível de dificuldade, mas a campanha continua sendo um jogo cheio de potencial mal aproveitado... eu fico imaginando => se tivesse aqueles respawn infinitos FDPs, aqueles tiros que vem do nada, aqueles inimigos que abrem fogo antes de vc piscar o olho e te matam na hora... enfim, e me chateia ver a série desse jeito, ainda mais um jogo tão agradável de se jogar e bem resolvido nas mecânicas, na física e na leveza.
quanto as tecnologias/recursos novos, continuam a surgir e aparecer mais de enfeite e scripts a ser realmente uma ferramenta de combate explorada a profundidade
continua tão CURTO quanto todos os outros [não acreditem no Zangado qdo ele diz q o jogo ficou mais longo]
um jogo que dura em torno de 4 horas no nível normal, com acréscimo de 2 horas pra quem joga no VETERANO
de novidade tem upgrades, e um monte de firula, o exo esqueleto tem muito poder massa, mas infelizmente não vão muito longe com tudo isso... é só um aperitivo mesmo
Mas que é um jogo gostoso de jogar, macio, rápido e variado. Isso ele é.
o jogo construiu as mecanicas ideias, criou mais potencial de novo, mas não aproveitou.. mas isso não faz dele um jogo mediocre, apenas
NOTA 5/10 (razoável)