Resonance of Fate (RoF) é um JRPG que se destaca principalmente pelo sistema de combate extremamente fóda e muito detalhado [o tutorial é um dos mais longos que já vi na vida], além de ser bem autentico como um todo
há muitas coisas familiares com Valkryie Profile Silmeria (VPS), mas ao mesmo tempo é muito diferente dele. Como o que por exemplo?
primeiro vendo de modo global, RoF tem atitude de fazer algo REALMENTE DIFERENTE e BOM, justamente nos 3 principais segmentos interativos do genero, assim como ocorre em VPS, são eles o MODO DE CAMINHAR/EXPLORAR/, SISTEMA DE COMBATE e EQUIPAR COISAS
em VPS existe um sistema de combate que trata a questão de posicionamento, tempo, alcance, quebrar barreiras dos inimigos, controle dos seus personagens em conjunto e separado,
já em RoF é também muito levado a sério, mas há um foco na questão de pulos, triangular os trajetos ... [aaaargh, é complicado explicar, pq essa porra é muito complicado de entender logo de cara, vc só domina ele nos mínimos detalhes lá pro 2º terço do game], mas enfim, Valkyrie Profile é bem diferente e complicadinho tb, cada um a sua maneira. Lembro bem das customização de combos e finalizações, enquanto em RoF não tem nada disso, já é outro caso]
no sistema de equipar coisas em VPS tem o sistema de linkar equipamentos (hexagonos) de cores que potencializam os status do seu personagens [quanto mais fronteira entre por exemplo a armadura do tronco, mais forte são suas propriedade.
já em RoF vc perde tempo e foco ao equipar os acessórios das armas, que é sensacional, um sistema simples de MACHO/FEMEA, com encaixes em forma de O, [], T, ][, X, e outros formam a brincadeira de encaixes, e a cada nova aquisição de acessório de arma, há uma imensa opções de encaixe ----- cara, eu adorei isso, teve uma vez q eu perdi mais de 1 hora customizando armas - e isso tudo é ligado com o sistema de DESMANCHE e COMBINAÇÃO DE INGREDIENTES, que tb perdi muito tempo nisso!
e por fim o caminhamento de VPS que é uma parada mais baseada em DUNGEONS com estilo METROIDVANIA e arcances baseado em phozons; q eu particularmente achava sensacional, principalmente pq em cada dungeon vc aplicava uma esfera nos pedestais pra aumentar o seu status naquela dungeon específica [o que dá a semelhança também com o sistema de TERMINAIS/HEXAGONOS COLORIDOS] do RoF... aliás, o caminhamento de RoF é baseado nisso => de vista aérea, hexagonos, hexagonos de cor pra ligar terminais e deixa a área potencializada... enfim, muito familiar tb com VPS.
além disso, na reta final tem NEVERLAND em RoF que é como a SERAPHIC GATE do VPS
bom... RoF é um game bacana, de orçamento muito baixo, muito simples, visual feioso com estilo steampunk, universo muito legal, mas enredo ENFADONHÉEERRIMO, aliás, todos os jogos da TRI-ACE tem enredo porcaria... mas dane-se... ao menos VP séries e agora esse RoF eu sei que são games únicos e imperdíveis.
mais uma vez, sou grato pelo o q a SEGA fez nessa gen, até em SONIC ela acertou em cheio por 2 vezes (Generations + Sonic4Ep2), além de apoiar DEVs extremamente competentes como Platinum e Tri-Ace e aquela do BINARY DOMAIN (que é um ótimo jogo)
eu to imensamente satisfeito com RESONANCE OF FATE, só não posso dizer que é melhor q VPS, pq apesar de RoF ter sido produzido com menos grana e mais RAÇA, se torna muito repetitivo e manjado depois de um tempo, além de que o sistema de caminhamento através de hezagonos não é tão legal q o tradicional sistema de FIELD/DUNGEONS dos JRPGs mais normais [ou sistema semi-METROIDVANIA de VPS]
mas enfim, se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui
NOTA 7/10 (muito bom)
há muitas coisas familiares com Valkryie Profile Silmeria (VPS), mas ao mesmo tempo é muito diferente dele. Como o que por exemplo?
primeiro vendo de modo global, RoF tem atitude de fazer algo REALMENTE DIFERENTE e BOM, justamente nos 3 principais segmentos interativos do genero, assim como ocorre em VPS, são eles o MODO DE CAMINHAR/EXPLORAR/, SISTEMA DE COMBATE e EQUIPAR COISAS
em VPS existe um sistema de combate que trata a questão de posicionamento, tempo, alcance, quebrar barreiras dos inimigos, controle dos seus personagens em conjunto e separado,
já em RoF é também muito levado a sério, mas há um foco na questão de pulos, triangular os trajetos ... [aaaargh, é complicado explicar, pq essa porra é muito complicado de entender logo de cara, vc só domina ele nos mínimos detalhes lá pro 2º terço do game], mas enfim, Valkyrie Profile é bem diferente e complicadinho tb, cada um a sua maneira. Lembro bem das customização de combos e finalizações, enquanto em RoF não tem nada disso, já é outro caso]
no sistema de equipar coisas em VPS tem o sistema de linkar equipamentos (hexagonos) de cores que potencializam os status do seu personagens [quanto mais fronteira entre por exemplo a armadura do tronco, mais forte são suas propriedade.
já em RoF vc perde tempo e foco ao equipar os acessórios das armas, que é sensacional, um sistema simples de MACHO/FEMEA, com encaixes em forma de O, [], T, ][, X, e outros formam a brincadeira de encaixes, e a cada nova aquisição de acessório de arma, há uma imensa opções de encaixe ----- cara, eu adorei isso, teve uma vez q eu perdi mais de 1 hora customizando armas - e isso tudo é ligado com o sistema de DESMANCHE e COMBINAÇÃO DE INGREDIENTES, que tb perdi muito tempo nisso!
e por fim o caminhamento de VPS que é uma parada mais baseada em DUNGEONS com estilo METROIDVANIA e arcances baseado em phozons; q eu particularmente achava sensacional, principalmente pq em cada dungeon vc aplicava uma esfera nos pedestais pra aumentar o seu status naquela dungeon específica [o que dá a semelhança também com o sistema de TERMINAIS/HEXAGONOS COLORIDOS] do RoF... aliás, o caminhamento de RoF é baseado nisso => de vista aérea, hexagonos, hexagonos de cor pra ligar terminais e deixa a área potencializada... enfim, muito familiar tb com VPS.
além disso, na reta final tem NEVERLAND em RoF que é como a SERAPHIC GATE do VPS
bom... RoF é um game bacana, de orçamento muito baixo, muito simples, visual feioso com estilo steampunk, universo muito legal, mas enredo ENFADONHÉEERRIMO, aliás, todos os jogos da TRI-ACE tem enredo porcaria... mas dane-se... ao menos VP séries e agora esse RoF eu sei que são games únicos e imperdíveis.
mais uma vez, sou grato pelo o q a SEGA fez nessa gen, até em SONIC ela acertou em cheio por 2 vezes (Generations + Sonic4Ep2), além de apoiar DEVs extremamente competentes como Platinum e Tri-Ace e aquela do BINARY DOMAIN (que é um ótimo jogo)
eu to imensamente satisfeito com RESONANCE OF FATE, só não posso dizer que é melhor q VPS, pq apesar de RoF ter sido produzido com menos grana e mais RAÇA, se torna muito repetitivo e manjado depois de um tempo, além de que o sistema de caminhamento através de hezagonos não é tão legal q o tradicional sistema de FIELD/DUNGEONS dos JRPGs mais normais [ou sistema semi-METROIDVANIA de VPS]
mas enfim, se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui
NOTA 7/10 (muito bom)