Se você pudesse criar um jogo com pouco recurso, como ele seria?

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    Mensagem por shavasko em Dom 31 Jan 2016, 15:29

    eu quero ouvir um pouco vocês.

    eu to estudando programação e preciso começar a pensar em outras questões assim que criar as mecanicas e consolidar o genero dele. 


    eu tenho pelo menos umas 5 produções 2D ou isometrica em vista, e tenho planejamento até pra começar os trabalhos em cada uma delas... mas o 1º vou comentar a respeito, já pra aproveitar e deixar registrado e observar as idéias de vocês pra ver se tem aplicação nesse ou nos meus próximos.

    Inicialmente vou me meter a fazer um METROIDVANIA....

    esse no caso será com viagens no tempo, será um encontro justo entre a realidade, ficção e fantasia, e tudo com referencias da cultura pop. então essas passagens no tempo abordarão o "QUASE FIM DO MUNDO" em diversos momentos, que denominam as dificuldades e items/gadgets que vc irá conquistar para fazer determinados objetivos:

    *2025 (intro) islamização: o mundo está em fase de guerra ideológica religiosa e vc está em um território hostil repleto de radicais armados te caçando

    *2100: super população: já um tanto civilizado, os islâmicos são a maioria, mas independente disso, todos os locais são repletos de gangues, saqueadores, estupros e barbárie por todos os lados. Poucos inimigos estão armados por conta da miséria, mas são numerosos e ninguém tem nada a perder

    *2150: super aquecimento: uma rara incidência de sol eliminou grande parte da civilização, os poucos sobreviventes construíram edificações refrigeradas, e sua exposição ao sol consome sua energia, sair de um abrigo exige rapidez, porém não há inimigos. 

    *2180 radiação: As guerras nucleares tomaram conta da civilização, estão quase todos mortos, muita gente deformada e sua busca por uma nova tecnologia nas fortalezas subterraneas atrás de  uma roupagem especial lhe permitira encontrar a nova conexão exposto nas proximidades do material mais radioativo do mundo, mas chegar até lá exige cuidado com as formas de vida mutantes no seu caminho

    *2310 Zumbis: A radiação foi contida, mas quase toda civilização está tomada por um vírus. Qualquer contato é MORTE INSTANTÂNEA, todos são rápidos, incansáveis, implacáveis e sentem o seu cheiro de longe, e a LUZ é o seu melhor aliado

    *2320 Mega-tsunami: Os poucos sobreviventes agora vivem ilhados sendo obrigados a usar roupagem especial para não se infectarem com as águas contaminadas pelo vírus, que por uma questão de densidade fica concentrado justo na superfície, porém a água do fundo (que era desanilizada e tratadas) abastecia os poucos sobreviventes que prometem um grande ajuda se você concertar as tubulações recém-destruídas

    *2415 A revolta das máquinas: com o legado tecnológico do século XXI sendo resgatado após os poucos sobreviventes superarem as condições precárias, as gerações seguintes não controlaram os avanços da robótica e IA, e pouco a pouco as coisas foram perdendo o controle, e agora Drones, robôs humanizados e outros ciclicos ou inspirados em animais te perseguem o tempo todo.

    *2500 Invasão alienígena: Quando você pensa que não tem como ficar pior, surgem esse malditos com tecnologias impressionantes que desafiam as leis da gravidade. A raça humana está praticamente eliminada e vc é o único sobrevivente. A sua luta final está para acontecer

    -- O FINAL abre precedentes para uma continuação desse jogo e justifica que isso foi apenas um ciclo, e sua viagem para o futuro não faz mais sentido porque só você pode escrever o futuro, então você encontra a última mulher na fortaleza alienigena e daí em diante se você abandonar ela e viajar no tempo será o fim da raça humana.


    obs.: A continuação poderia ser uma revelação de q vc em 2025 é justamente você no futuro bem distante, o que explica o fato de você ter um "BRAÇO que atira plasma pelos dedos" (e toda a mecânica interativa se baseia nisso)



    então é mais ou menos esse conceito por trás desse jogo. Se aventurar no futuro, encontrar as tecnologias no seu caminho pra poder ficar forte o bastente pra enfrentar a ameaça maior.

    isso dentro de um formato METROIDVANIA com elementos de level design do ODIN SPHERE e VALKYRIE PROFILE (planos 2D paralelos)
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    Mensagem por Jeremias em Dom 31 Jan 2016, 15:35

    O orçamento pra arte e musica desse conceito seria muito alto pra jogo indie, Marcus.


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    Mensagem por Jeremias em Dom 31 Jan 2016, 15:36

    Seria mais realista fazer 2 periodos de tempo, e trocar entre eles alterando o mapa, tipo Light World/Dark World de Zelda só que em um contexto de Metroidvania 2D.

    Ficaria legal e seria mais realista em questão de orçamento.


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    Mensagem por shavasko em Dom 31 Jan 2016, 15:46

    Jeremias escreveu:Seria mais realista fazer 2 periodos de tempo, e trocar entre eles alterando o mapa, tipo Light World/Dark World de Zelda só que em um contexto de Metroidvania 2D.

    Ficaria legal e seria mais realista em questão de orçamento.

    mas eu quero fazer tudo em "homem-palito" pra depois num futuro distante desenhar isso... 
    cada época será um treino.
    esse é um projeto pra treinar mecânicas iniciais, design de level, design de inimigos e ir aprimorando a medida q vou trabalhando até o extenso fim, eu vou recurando e revisando o q tá ruim no começo.

    se eu tiver uma pretensão humilde, eu vou acabar me livrando cedo demais do projeto q precisa ser o meu foco, nele eu vou aprender a programar, desenhar, criar design de plataforma e ação,  e depois encaixar a exploração metroidvania nisso tudo.

    outros projetos q tenho em mente são muito fora do meu alcance. Eu quero aproveitar o momento em q o Brasil é novo nisso, que poucos jogos chamam  atenção como Chorma Squad, odallus, Horizon Chase e A LENDA DO HEROI e ir de cabeça, pq é um mercado muito promissor. É como tentar virar Youtuber em 2010, quem pegou a onda e foi um dos pioneiros se deu bem, agora quem se mete nessa tá na maioria das vezes perdendo tempo.

    na velocidade que as coisas estão indo, acredito que o Brasil ainda vai precisar de mais uns 5 anos pra se tornar uma potencia relevante em entretenimento gamer
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    Mensagem por shavasko em Dom 31 Jan 2016, 15:47

    pra quem acompanha o CANAL DO CONTENTE, q vive a falar de Apocalypse, por um acaso eu gosto, e abro minha mente pra todas as possibilidades disso ser um jogo de AVENTURA e não de "TERROR" como ele enxerga.
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    Mensagem por shavasko em Dom 31 Jan 2016, 16:01

    Jeremias escreveu:O orçamento pra arte e musica desse conceito seria muito alto pra jogo indie, Marcus.

    pra arte sim... se eu conseguir aprender tecnicas pra desenhar rapido os sprites já resolvo a maior parte do problema.

    a trilha sonora eu posso usar os da minha autoria, tenho um acervo pessoal da época q eu fiz o meu MOD do DUKE NUKEM 3D
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    Mensagem por Stallone Cobra em Dom 31 Jan 2016, 20:31

    Eu faria um FlashBack-like (Another World, Blackthorn). Jogabilidade mais lenta mesmo, simulando movimentos reais (não sei se seria necessária a utilização de captura de movimento, hoje as engines já devem oferecer alguma coisa mais prática).

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