Muita coisa foi revisada.
aliás, eu sinto que esse jogo foi testado e retestado para averiguar o limite que divide o impiedoso do impossível, e muita coisa entrou em jogo, não é só os inimigos, armas e separação dos checkpoints como acontecia nos outros jogos da série.
o modo cooperativo na campanha veio com novas regras, e as regras tem um peso descomunal no jogo, assim como o sistema de SOULS de DEMON, DARK SOULS e BLOODBORNE (que tem outro nome aqui) onde você tem a regra da punição sem possibilidade prática de burlar isso, aqui temos um jogo que deixa de lado todas as regalias facilitadoras que a série tinha ao se jogar a campanha em coop. Aliás, algumas passagens que jogando sozinho no 1º HALO soava uma forçação de barra pra se jogar coop, aqui estão pau a pau.
jogar sozinho e jogar coop é praticamente o mesmo nível de dificuldade, a regra mais curiosa fica por conta do sistema de reerguer um parceiro e como isso funciona em single player e multplayer, enquanto no single a fragilidade da IA é menor que a sua (pra não te irritar ou esquentar a cabeça com eles), essa se torna imediatamente igual a sua a partir do momento que você cai. Nem GEARS implementou regras de coop tão bem elaboradas. Se você joga sozinho, você se sente o grande herói, e se você joga coop, você se sente jogando em time dentro de um jogo com regras justas, severas e sem possibilidade de tirar vantagem.
quando digo que houve uma revisão intensa pra equilibrar HALO é porque isso aconteceu pra valer mesmo
em termos de armas, houve uma melhoria significativa em algumas armas humanas que eram muito ruins, e uma piora em outras armas, principalmente as covenants.
em termos de inimigos, além dos novos que são excelentes, tivemos mudança no HUNTER (que nesse jogo não adianta macete algum, é pura tática!)
em termos de boss battle, já enfrentei um "semi-boss" no começo da missão 3 muito duro de matar (até mais interessante que enfrentar um Scarab do HALO 3), e tive a melhor boss battle na missão 5 que já enfrentei num FPS.
até os coletáveis estão em quantidade maior e cheio de histórias interessantes. Dá até gosto de procurar intel e caveiras
pra quem vai jogar sozinho, esse lance de "coop IA" é uma parada muito sutil, com toque de jogo arcade dos anos 90, mas muito bem implementado, diria que é como BINARY DOMAIN (que é o meu preferido nesse aspecto)
enfim. Se o jogo continuar nesse ritmo, e oferecer pelo menos mais uns 3 boss battles dessa qualdiade que eu enfrentei, já podemos dizer que esse é o melhor da saga!
HALO 4 é animal, mas o 5 já se mostrou superior com 1/3 de conteúdo jogado. A 343 é muito preparada, sabe lidar com a saga, sabe inovar a experiÊncia, sabe manter as qualidades e sabe dar o feedback ao público!
diria que a MICROSOFT fez um excelente negócio em libertar a BUNGE e adotar a 343 que tá muito segura e produtiva em HALO, o que talvez fosse demonstrar certa estagnação se estivesse nas mãos da BUNGIE que tá em outra vibe, e acredito ainda estar na luta pra alcançar seu objetivo em DESTINY
de qualquer maneira, HALO 5 é um feito, é um feito pro Xbox One e para a indústria dos videogames, embora BLOODBORNE seja meu amor cego incondicional, e já desde antes do lançamento o meu GOTY automático, não posso deixar de admitir que existe sim pro lado do Xbox One uma força muito maior de empreender em videogame!
A microsoft está muito mais fora da zona de conforto, enquanto a Sony, relaxada, com remasters pobretões que nem se compara aos que a Microsoft faz de jogos MUITO MELHORES E MAIS MADUROS, ela ainda responde com exclusivos, apoio aos indies, produtividade, e um tal de Phil Spencer com sangue nos olhos (mesmo que aparenta ser humilde) que muito provavelmente deve conseguir porrar o PS4 em matéria de jogos em 2016 também. Afinal, em 2013 deu pena, em 2014 humilhou, em 2015 deu uma superada leve (pq o PS4 teve o Deus BLOODBORNE, mas o Xone teve Forza, Halo 5, Tomb Raider, Ori, Gears Rmk), e pra 2016 terá o Gears4, Quantum Break, Scalebound, Cuphead, Recore
aliás, eu sinto que esse jogo foi testado e retestado para averiguar o limite que divide o impiedoso do impossível, e muita coisa entrou em jogo, não é só os inimigos, armas e separação dos checkpoints como acontecia nos outros jogos da série.
o modo cooperativo na campanha veio com novas regras, e as regras tem um peso descomunal no jogo, assim como o sistema de SOULS de DEMON, DARK SOULS e BLOODBORNE (que tem outro nome aqui) onde você tem a regra da punição sem possibilidade prática de burlar isso, aqui temos um jogo que deixa de lado todas as regalias facilitadoras que a série tinha ao se jogar a campanha em coop. Aliás, algumas passagens que jogando sozinho no 1º HALO soava uma forçação de barra pra se jogar coop, aqui estão pau a pau.
jogar sozinho e jogar coop é praticamente o mesmo nível de dificuldade, a regra mais curiosa fica por conta do sistema de reerguer um parceiro e como isso funciona em single player e multplayer, enquanto no single a fragilidade da IA é menor que a sua (pra não te irritar ou esquentar a cabeça com eles), essa se torna imediatamente igual a sua a partir do momento que você cai. Nem GEARS implementou regras de coop tão bem elaboradas. Se você joga sozinho, você se sente o grande herói, e se você joga coop, você se sente jogando em time dentro de um jogo com regras justas, severas e sem possibilidade de tirar vantagem.
quando digo que houve uma revisão intensa pra equilibrar HALO é porque isso aconteceu pra valer mesmo
em termos de armas, houve uma melhoria significativa em algumas armas humanas que eram muito ruins, e uma piora em outras armas, principalmente as covenants.
em termos de inimigos, além dos novos que são excelentes, tivemos mudança no HUNTER (que nesse jogo não adianta macete algum, é pura tática!)
em termos de boss battle, já enfrentei um "semi-boss" no começo da missão 3 muito duro de matar (até mais interessante que enfrentar um Scarab do HALO 3), e tive a melhor boss battle na missão 5 que já enfrentei num FPS.
até os coletáveis estão em quantidade maior e cheio de histórias interessantes. Dá até gosto de procurar intel e caveiras
pra quem vai jogar sozinho, esse lance de "coop IA" é uma parada muito sutil, com toque de jogo arcade dos anos 90, mas muito bem implementado, diria que é como BINARY DOMAIN (que é o meu preferido nesse aspecto)
enfim. Se o jogo continuar nesse ritmo, e oferecer pelo menos mais uns 3 boss battles dessa qualdiade que eu enfrentei, já podemos dizer que esse é o melhor da saga!
HALO 4 é animal, mas o 5 já se mostrou superior com 1/3 de conteúdo jogado. A 343 é muito preparada, sabe lidar com a saga, sabe inovar a experiÊncia, sabe manter as qualidades e sabe dar o feedback ao público!
diria que a MICROSOFT fez um excelente negócio em libertar a BUNGE e adotar a 343 que tá muito segura e produtiva em HALO, o que talvez fosse demonstrar certa estagnação se estivesse nas mãos da BUNGIE que tá em outra vibe, e acredito ainda estar na luta pra alcançar seu objetivo em DESTINY
de qualquer maneira, HALO 5 é um feito, é um feito pro Xbox One e para a indústria dos videogames, embora BLOODBORNE seja meu amor cego incondicional, e já desde antes do lançamento o meu GOTY automático, não posso deixar de admitir que existe sim pro lado do Xbox One uma força muito maior de empreender em videogame!
A microsoft está muito mais fora da zona de conforto, enquanto a Sony, relaxada, com remasters pobretões que nem se compara aos que a Microsoft faz de jogos MUITO MELHORES E MAIS MADUROS, ela ainda responde com exclusivos, apoio aos indies, produtividade, e um tal de Phil Spencer com sangue nos olhos (mesmo que aparenta ser humilde) que muito provavelmente deve conseguir porrar o PS4 em matéria de jogos em 2016 também. Afinal, em 2013 deu pena, em 2014 humilhou, em 2015 deu uma superada leve (pq o PS4 teve o Deus BLOODBORNE, mas o Xone teve Forza, Halo 5, Tomb Raider, Ori, Gears Rmk), e pra 2016 terá o Gears4, Quantum Break, Scalebound, Cuphead, Recore