-
Rika Muranaka, uma das compositoras de Metal Gear Solid 1, 2 e 3 disse em um podcast que a razão da saída de Hideo Kojima da Konami é o fato dele não ter "senso de negócios".
Segundo ela o Kojima adota uma postura mais tradicional japonesa de não receber participação nas vendas. Ele tem um salário fixo e ganha a mesma coisa independente das vendas dos jogos, o que lhe permite receber um pouco acima do que um criador de games receberia normalmente.
Ocorre que ele estava adiando o projeto seguidas vezes adicionando caracteristicas para garantir que fosse o maior e melhor possivel, fazendo ajustes na Fox Engine e adiando mais ainda dizendo que não estava pronta e a Konami ficou incomodada com a situação pois isso não tinha nenhum efeito pra ele, continuava recebendo o seu salário e gastando o orçamento.
Rika considera que embora Kojima seja provavelmente o melhor criador de jogos do seu tempo, ele não tem muito senso de negócios como a Konami gostaria, por exemplo ele encomendou e pagou a composição de 30 a 40 músicas e no fim das contas nenhuma foi usada e ele foi solicitando que fossem escritas outras e mais outras.
Resumindo, Kojima é muito perfeccionista, quer sempre fazer o melhor game possível e pra isso sai gastando dinheiro sem se preocupar com a parte financeira da empresa.
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1085348
Creditos:Fernando Figueiredo comunidade EGW