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    Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises

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    Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises Empty Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises

    Mensagem por Cat Sensei Ter 10 Fev 2015, 19:44

    Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises Eurogamer_logo_colour
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    Hoje é certamente um dia importante para o Eurogamer Portugal e sua comunidade. É um dia que marca a nossa mudança na forma que classificamos os videojogos. No início de janeiro questionamos a comunidade se deveríamos deixar de pontuar os videojogos nas nossas análises. O feedback de todos vocês foi bem acima do esperado, dando-nos ainda mais confiança em tomar esta decisão. Assim anunciamos que desde hoje, a começar com a análise a Monster Hunter 4 Ultimate (que será publicada na parte da tarde), iremos deixar de atribuir notas de uma escala de 1 a 10.

    Assim, desde hoje, todos os videojogos que analisaremos contarão com uma breve descrição num paragrafo inicial em destaque, onde daremos uma síntese do que podem esperar do jogo. Para além da descrição resumida em texto, alguns jogos (não todos) poderão ter associado um selo de qualidade, que vão desde ObrigatórioRecomendado ouA Evitar.

    Este passo na forma que analisaremos os videojogos significa que deixaremos de estar referenciados no Metacritic. Desde o início do Eurogamer Portugal que temos uma colaboração muito próxima com o Metacritic, o trabalho do pessoal de lá tem sido brutal, mas atualmente achamos que o sistema já não faz sentido, o valor está demasiado diluído, e muitos mais pensam como nós. Por outro lado também não faz sentido com o novo sistema transformar uma nossa análise numa suposta escala de 100, e nem queremos que o Metacritic se sinta obrigado a tal.

    Esta mudança tem sido debatida dentro do seio da Eurogamer Portugal há muito tempo, bem como em toda a Gamer Network. Uma alteração destas nunca seria tomada de ânimo leve, e pesando os prós e contras, assumimos esta posição, assumimos uma maior transparência na forma de análise, resultando numa nova (embora já utilizada) polícia de análises.

    Isto significa, assim de forma resumida, que iremos ao máximo analisar o videojogo na forma que estiver disponível ao consumidor. A experiência terá que ser a mesma, o produto analisado terá que ser o mesmo. Por isso apenas analisaremos as versões finais de videojogos, e se tivermos acesso antecipado deveremos saber/esperar por qualquer atualização do Dia 1. Nos jogos com apenas online ou fortes componentes online, isto é, que necessitem de muitos jogadores online para que a experiência seja a mais fiel ao planeado pelos produtores, iremos esperar para que isso aconteça, assim apenas serão publicadas essas análises após o seu lançamento.



    Os videojogos mudaram, por isso temos que nos adaptar


    Os videojogos mudaram imenso nestes últimos anos, muito por culpa dos sistemas sempre ligados em rede, à internet. Um videojogo atualmente já é pensado a 100% levando em conta que todos os jogadores tenham acesso à Internet, e por essa razão as plataformas digitais de vendas de videojogos têm crescido na sua quota de mercado. Já na forma que são produzidos, muitos jogos mudam imenso logo com a atualização do dia 1, ou até mesmo no decorrer das semanas seguintes, demonstrando que muitos jogos são lançados ainda sem estarem terminados.

    Como já tínhamos referido na Carta Aberta, existem jogos que têm que ser obrigatoriamente jogados com mais jogadores, em escalas maiores, e não circunscritos a testes fechados. Os universos persistentes já deixaram de ser apenas dedicados aos MMOs, pois atualmente a componente social, a partilha e o "sempre online", são palavras já correntes na comunidade.

    Por esta razão temos, e temos feito, que mudar a forma que analisamos um jogo, ou o abordamos. O Depois do Lançamento é muito mais importante atualmente, do que foi no passado. Antes um jogo era jogado em "silêncio", mas atualmente num pequeno clique todos estão a ver o nosso gameplay, toda a comunidade participa e os jogos são explorados muito mais em tempo real que antigamente. É verdade que esta transição não foi de repente, já se passava isto na década passada, mas agora não faz sentido abordar de outra forma o videojogo.

    A equipa do Eurogamer Portugal sempre tenta fornecer o melhor conteúdo aos nossos leitores, tentamos sempre fornecer a nossa visão sobre o jogo em causa, e somos verdadeiramente apaixonados por esta arte. Temos respeito pela comunidade e queremos que a nossa palavra seja levada ainda mais a sério, sendo verdadeiros nas nossas opiniões e temos pautado por esta integridade desde a nossa abertura, já lá vão quase 7 anos.

    Pontuar um videojogo já não funciona


    Sim, é mesmo isso. Não faz sentido atualmente atribuir uma pontuação a um videojogo. Que fique claro. Deixamos de pontuar os videojogos. Os selos são meros indicadores que iremos atribuir quando achamos apropriado (mais em baixo). A pontuação rígida de 1 em 10 (ou qualquer outra escala) tem desvirtuado os videojogos, não mostra o que o produto é na verdade. Os videojogos são tão complexos que é impossível resumir num número. Os videojogos são experiências, que têm uma componente subjetiva de análise. Um jogo que seja fantástico a nível de enredo, personagens intrigantes, bom gameplay, mas gráficos datados e música horrível, que pontuação levaria? Muitos diriam para atribuir pontos por cada parte do jogo. Mas isso é algo estranho quando estamos a falar de uma experiência como um todo. Um jogo com problemas de gameplay poderá ser na mesma um excelente jogo, e se atribuirmos um 7 ou 8 poderá confundir o leitor, pensando que é um jogo mediano.

    As pontuações nos videojogos deixaram de fazer sentido. O meio é demasiado complexo para se resumir a uma simples nota no final da análise. Não ajuda o jogador, e nem a própria indústria.

    Como funciona o nosso sistema de recomendações


    Agora todas as análises contarão com um paragrafo a sintetizar o videojogo, que aparecerá no início de cada análise. Aqui terão a oportunidade de perceber que tipo de jogo é, tentaremos ser o mais diretos possíveis, dando um vislumbre daquilo que poderão contar.

    Após isto, alguns jogos contarão com Selos de Qualidade, atribuídos aqueles jogos que queremos separar, sendo então o ObrigatórioRecomendado ou A Evitar.

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    Obrigatório - estes são os melhores dos melhores. São aqueles jogos que o redator sente que tem que o distinguir, que o tem que separar e afirmar que deverá ser jogado por todos. É um marco na indústria e é aquilo que chamamos de verdadeiro videojogo.

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    Recomendado - o nome diz tudo. São aqueles jogos que estão acima da média, aqueles jogos que se destacam por alguma razão. Isto não quer dizer que os jogos não tenham problemas, e aqui é que está a mudança. Um jogo Recomendado poderá ter problemas de design, problemas de som ou gráficos, mas o redator achou tão especial, acha que irá ser apreciado por determinado tipo de jogadores, que é tão divertido e que deve ser jogado. Um jogo que seja tecnicamente fantástico poderá não ser um jogo Recomendado, e um jogo mais simples tecnicamente, mas super divertido, poderá ser.

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    A Evitar - são todos aqueles videojogos que não deverão jogar. Simplesmente não percam tempo com eles. Iremos certamente usar este selo muito pouco, não porque eles não existam, mas porque simplesmente muitos nem chegam à nossa redação. Mas se tal jogo chegar, levará o respectivo selo, pois é um jogo que nunca deveria ter visto a luz do dia.

    Deverão estar a perguntar-se, e então os jogos que não terão selo nenhum? Aqui deverão andar a maioria dos videojogos. Tal como referimos no início, deixamos de ter pontuação nas nossas análises. O texto inicial resumido e a análise em si darão uma visão completa do que o produto vale. São jogos que estão no meio termo, jogos em que sentimos que está algo em falta, ou jogos que não trazem novidade nenhuma. Mas tenham em atenção que poderão ser jogos excelentes. Um bom exemplo são as séries anuais. Um jogo que se repete anualmente, apesar de ser excelente mas que durante os anos pouco mudou, apesar de ser bom jogo, poderá não ser Recomendado. Se calhar a versão do ano anterior chega para mais um ano. O texto em resumo será uma linha orientadora se acham que o videojogo é para vocês ou não.

    Um esclarecimento acerca do Google




    Quando procurarem por análises no Google, vão verificar que as análises do Eurogamer Portugal com uma classificação em estrelas: cinco estrelas para os jogos Obrigatórios, quatro estrelas para os Recomendados, três estrelas para jogos sem selo, e uma estrela para os jogos A Evitar. Isto não significa que estamos secretamente a atribuir notas aos jogos. O Google é hoje em dia uma fonte importantíssima de tráfego que não podemos ignorar e é vital para o site. O sistema de estrelas do Google não é exatamente igual ao nosso novo sistema, mas tem parecenças e não representa de uma forma totalmente errada as nossas análises. Ainda assim, salientamos que o mais importante a retirar das análises será a conclusão final e o resto do texto que a acompanha.

    Vamos tentar publicar as primeiras impressões para alguns jogos


    Como referimos anteriormente, nos jogos apenas online ou com uma forte componente deste género, apenas vamos publicar as análises depois do lançamento para testar o jogo em condições reais. No entanto, sabemos que os jogadores anseiam por informação no dia de lançamento para tomar uma decisão quanto à compra do jogo. Nesta situações, vamos tentar publicar um artigo onde descrevemos as nossas primeiras impressões em relação ao jogo. Como alternativa, poderemos realizar uma transmissão em direto onde a comunidade poderá tirar as suas dúvidas e assistir a gameplay. Importa que compreendam que um artigo de primeiras impressões não é decisivo, ou seja, as primeiras impressões podem ser positivas, mas depois mais adiante o jogo pode desiludir, ou pode acontecer precisamente o contrário, isto é, as primeiras impressões podem ser negativas e depois o jogo começa a melhorar.

    Da nossa parte, esperamos que tenham compreendido os motivos para estas alterações. Acima de tudo, queremos que seja mais fácil para vocês decidir se estão interessados num jogo ou não, e que as nossas análises sejam o mais claras possíveis. Com o antigo sistema de pontuação, transmitir uma mensagem clara estava a tornar-se difícil. Apesar das pontuações continuarem a ser muito utilizadas nos videojogos e outras indústrias, acreditamos que este é o caminho certo a seguir e que as nossas análises vão tornar-se ainda melhores daqui para a frente.

    Como sempre, estamos aqui para responder às vossas questões. Qualquer dúvida não hesitem em perguntar.



    Fonte:Eurogamer
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    Mensagem por Franco Ter 10 Fev 2015, 19:53

    tinha que ter dois selos negativos tb
    tinha que ser

    -obrigatório
    -recomendado
    -a evitar
    -journey
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    Mensagem por Danillo Ter 10 Fev 2015, 20:12

    Franco escreveu:tinha que ter dois selos negativos tb
    tinha que ser

    -obrigatório
    -recomendado
    -a evitar
    -journey
    Não, tinha que ter o selo Ubisoft.
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    Mensagem por Sweeney P→★ Ter 10 Fev 2015, 20:15

    Muito falho. Precisa de mais selos.

    Em números seria o que? Obrigatório: 9/10. Recomendado: 7/8,5.

    Um jogo 6,5 então é "a evitar"? Auhahuau.

    Apesar que hoje em dia se tal jogo tira 8 o povo já vem falando que é ruim.
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    Mensagem por Jeremias Ter 10 Fev 2015, 20:16

    O selo "obrigatório" e a descrição é pretensioso pra caralho.

    Da gen passada só Dark Souls bateria com isso ai.
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    Mensagem por André ► ❻ ◄ Ter 10 Fev 2015, 20:18

    Trocaram 6 por meia duzia. Tiraram um sistema numerico amplo e colocaram selos genericos no lugar.

    O que realmente devia mudar era todo o pensamento do significado de se fazer critica de um jogo. Enquanto a imprensa de jogos achar que o papel de se analisar um jogo é servir de indicaçao pra jogadores sem opiniao propria, ao inves de se basear em criterios solidos, estudados e embasados, vai continuar sendo o lixo que é, seja numeros, conceitos ou selos.


    Se a imprensa diz que um jogo tem jogabilidade lixo, com atraso na resposta e que é um jogo ultra repetitivo, eu ainda sim posso querer jogar, não cabe a imprensa colocar um selo dizendo pra mim, como se eu fosse um retardado, pra fugir do jogo. A  função da critica não é vender um jogo e sim analisa-lo.


    Uma coisa no entanto pode vir a ser bom. Com selos mais genericos, e até a falta dele, pra não dizer que já deixaram claro que o selo de "evite essa bomba", digamos assim, vai ser muito pouco usado, pode obrigar o jogador a ter que sair de sua zona de conforto. Quem nao lembra da SGP, "jogo meia boca, um tanto sem graça, chatinho. Nota 8". Loool, se as indicaçoes sao genericas, vai caber ao jogador ter que escolher por si mesmo...

    Enfim, mudaram a casca mas o conteúdo é o mesmo. Vao continuar falando baboseira dentro dele, porque o paradigma nao mudou.
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    Mensagem por Jeremias Ter 10 Fev 2015, 20:19

    André ► ❻ ◄ escreveu:Trocaram 6 por meia duzia. Tiraram um sistema numerico amplo e colocaram selos genericos no lugar.

    O que realmente devia mudar era todo o pensamento do significado de se fazer critica de um jogo. Enquanto a imprensa de jogos achar que o papel de se analisar um jogo é servir de indicaçao pra jogadores sem opiniao propria, ao inves de se basear em criterios solidos, estudados e embasados, vai continuar sendo o lixo que é, seja numeros, conceitos ou selos.


    Se a imprensa diz que um jogo tem jogabilidade lixo, com atraso na resposta e que é um jogo ultra repetitivo, eu ainda sim posso querer jogar, não cabe a imprensa colocar um selo dizendo pra mim, como se eu fosse um retardado, pra fugir do jogo. A  função da critica não é vender um jogo e sim analisa-lo.


    Uma coisa no entanto pode vir a ser bom. Com selos mais genericos, e até a falta dele, pra não dizer que já deixaram claro que o selo de "evite essa bomba", digamos assim, vai ser muito pouco usado, pode obrigar o jogador a ter que sair de sua zona de conforto. Quem nao lembra da SGP, "jogo meia boca, um tanto sem graça, chatinho. Nota 8". Loool, se as indicaçoes sao genericas, vai caber ao jogador ter que escolher por si mesmo...

    Enfim, mudaram a casca mas o conteúdo é o mesmo. Vao continuar falando baboseira dentro dele, porque o paradigma nao mudou.

    É isso mesmo, essa pretensão de "você tem que jogar isso porque eu disse" serve de nada.
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    Mensagem por Vilela Ter 10 Fev 2015, 20:42

    Mas continua tendo "pontuação" ué. 
    Só tão com preguiça de fazer as contas.
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    Mensagem por neto_btu Ter 10 Fev 2015, 20:46

    Eu gosto de colocar conceitos, ao invés de notas numéricas, mas esse tem muitos poucos, acho zuado... especialmente isso "o verdadeiro videojogo", que bobagem.
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    Mensagem por Cedrak Ter 10 Fev 2015, 21:10

    Pois eu gostei da iniciativa. O mais importante de uma análise, na minha opinião, é nortear o consumidor sobre o produto que vai adquirir, o juízo de valor é opcional. Todos nós aqui devemos ter exemplos de jogos mal avaliados que estão entre os nossos favoritos.
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    Mensagem por Danielsff Ter 10 Fev 2015, 21:46

    O que eu penso é que eles, por algum motivo, quiseram fugir do Metacritic.
    Cat Sensei
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    Mensagem por Cat Sensei Ter 10 Fev 2015, 22:04

    Sweeney P→★ escreveu:Muito falho. Precisa de mais selos.

    Em números seria o que? Obrigatório: 9/10. Recomendado: 7/8,5.

    Um jogo 6,5 então é "a evitar"? Auhahuau.

    Apesar que hoje em dia se tal jogo tira 8 o povo já vem falando que é ruim.
    Tinha que ter selos equivalentes a:

    Excelente 
    Muito Bom
    Bom
    Mediano/Regular
    Ruim
    Cat Sensei
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    Mensagem por Cat Sensei Ter 10 Fev 2015, 22:09

    Danielsff escreveu:O que eu penso é que eles, por algum motivo, quiseram fugir do Metacritic.
    Também acho, o Metacritic tem uma falha grave...eles aceitam nota de (praticamente) qualquer lugar da NET, tem site que da nota ruim para um jogo só para aparecer ou ser do contra.
    Vinicius Nakata
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    Mensagem por Vinicius Nakata Qua 11 Fev 2015, 09:53

    Fugindo do Metacritic, já é alguma vantagem.
    coelho
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    Mensagem por coelho Qua 11 Fev 2015, 14:50

    Quero saber em qual dessas eles colocariam Anarchy reigns
    Gustavo DEUSTENDO
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    Mensagem por Gustavo DEUSTENDO Qua 11 Fev 2015, 15:00

    ta todo mundo mudando pra esse padrão de notas.

    mas é meio falho mesmo. Dizer "obrigatorio" é algo que vai pra muitos jogos que não são. Imagina jogos do naipe de zelda SS, battlefield 3, assassin's creed e outros recebendo esse selo. Se ele equivale de 9 à 10, é isso que vai acontecer.

    e se o "recomendado" for de 6 - 9, então praticamente todos os jogos vão ser "recomendados". Na IGN por exemplo a nota 8,5 equivale a um 6,0. Qualquer jogo mixuruca consegue um 8,5.
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    Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises Empty Re: Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises

    Mensagem por Danielsff Qua 11 Fev 2015, 18:34

    Cat Sensei escreveu:
    Sweeney P→★ escreveu:Muito falho. Precisa de mais selos.

    Em números seria o que? Obrigatório: 9/10. Recomendado: 7/8,5.

    Um jogo 6,5 então é "a evitar"? Auhahuau.

    Apesar que hoje em dia se tal jogo tira 8 o povo já vem falando que é ruim.
    Tinha que ter selos equivalentes a:

    Excelente 
    Muito Bom
    Bom
    Mediano/Regular
    Ruim


    Se fizessem isso, seria a mesma coisa do sistema de notas, só que com a escala de 1 a 5, fi.
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    Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises Empty Re: Eurogamer deixa de ter pontuação nas análises

    Mensagem por neto_btu Qua 11 Fev 2015, 19:27

    Sistema ideal, pra mim, é de 1 a 5 estrelas. É o mais justo.

    1 estrela é para aquele jogo péssimo mesmo.
    2 estrelas é para aquele jogo ruim, mas que dá pra encarar.
    3 estrelas é o jogo razoável.
    4 estrelas é um jogo excelente.
    5 estrelas é um jogo recomendado para todos os fãs do gênero e que pode aproximar novos fãs.

    Gosto assim.
    henrique
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    Mensagem por henrique Qui 12 Fev 2015, 00:30

    Faz uns três anos já que não coloco notas em minhas singelas análises... Prefiro classificar por meio de adjetivos também...
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    Mensagem por Iseria Ethereal Queen Qui 12 Fev 2015, 05:28

    Eu discordo de tudo. Mas primeiramente quero dizer que não leio essas análises ''profissionais '' pelos motivos mais óbvios, e me atenho as discussões de fóruns com jogadores.

    Já em relação ao Sistema de notas, isso  é algo que qualquer pessoa está acostumada desde pequena por causa dos testes da escola, e assim como uma prova ainda é aceita pelo senso comum como sendo o  melhor meio para se analisar a capacidade de um estudante, o sistema de notas de 0  a 10, acredito eu, é  a melhor forma para expressar a satisfação em relação a um resultado, podendo-se ainda acrescentar um comentário final a nota.

    Mas de fato, acho que o problema mesmo com as notas dos jogos ou seu sistema de avaliação, reside nos pesos aplicados por quem está julgando, onde não é muito incomum pessoas darem nota máxima a um jogo meramente por questões gráficas, ainda que esse jogo tenha mecânicas escrotizadas ( os fanboys da Naughty dog amam fazer isso ). Meu apelo é que as pessoas parem de avaliar os jogos por gráficos,  pois GRÁFICO NÃO É CONTEÚDO, logo precisa ter peso zero.

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