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    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa

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    Mensagem por Cat Sensei Sex 01 Abr 2016, 12:42

    Na semana passada nenhuma notícia deu mais o que falar do que a intenção das principais operadoras de internet do país em criar planos com franquia de dados para conexão de banda larga fixa até o final do ano. Em meio a muitos protestos e reclamações nos comentários, uma pergunta simples se faz necessária: afinal, as operadoras podem fazer isso? Segundo a Anatel, sim.

    "NÃO EXISTE IMPEDIMENTO PARA ESTABELECER A FRANQUIA DE DADOS."
    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa Acesso-internet_600x297
    O Adrenaline conversou com Augusto Drumond Moraes, representante da assessoria da Anatel, que nos informou que não há impedimento algum, na norma, para que as operadoras estabeleçam um limite para sua franquia de dados.

    A resolução de número 632 do Regimento Geral de Diretos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) da Anatel já prevê a estipulação de franquias que podem ser acordadas entre a operadora e o cliente, sem a especificação do serviço, o que significa que elas podem ocorrer em qualquer um dos serviços oferecidos por uma determinada operadora. As únicas restrições estabelecidas pelo regimento é de que essas franquias devem ser devidamente informadas aos clientes e que as operadoras são obrigadas a oferecerem ferramentas para que seus usuários acompanhem o uso de dados. As empresas também são obrigadas por lei a avisar quando seus clientes estão próximos de alcançar o máximo de suas franquias.

    Mas isso pode vir a ser vantajoso para o cliente? Essa é uma pergunta que o porta-voz da Anatel, em caráter oficial, não responde. Carlos Baigorri, superintendente de competição da agência chegou a afirmar na semana passada que:

    "NÃO EXISTE UM ÚNICO CONSUMIDOR, ENTÃO PARA QUEM ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA, CONSOME MENOS, O LIMITE É MELHOR. E PIOR PARA QUEM CONSOME MUITO"

    Perguntado para esclarecer melhor a declaração, o assessor disse que essa é uma afirmação pessoal de Baigorri, no exercício da função dele, e não da agência em si. O porta-voz afirma que a Anatel não tem meios de especular sobre potenciais vantagens ou desvantagens do formato para os clientes. De fato, apesar de Baigorri falar de uma "média" de consumo de dados, a Agência não tem essa informação. Segundo assessoria: "não dispomos de estudo ou informação de quantos GBs um usuário médio utiliza por mês de banda para download."

    E as declarações do Ministério Público e da Proteste?
    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa Ministerio-publico
    Quem está acompanhando o caso sabe que o Ministério Público exigiu um esclarecimento das operadoras, sob a voz do promotor público Paulo Binicheski, e a Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor Proteste se declarou veementemente contra a mudança, cobrando ação por parte da Anatel. Em ambos os casos é citado o inciso IV do artigo 7º do Marco Civil da Internet brasileiro que estipula:

    Art. 7º O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:
    IV - não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização

    Para a Anatel, entretanto, o texto do Marco Civil não se sobrepõe a um acordo previamente estabelecido entre operadora e cliente. As empresas têm autonomia para determinar como se dá o seu serviço e o usuário, devidamente informado, decide se aceita ou não. É o que já acontece com os dispositivos móveis, e a agência não vê diferença.

    "É QUE NEM COMPRAR ÁGUA. VOCÊ COMPRA UMA QUANTIDADE, SE ACABAR, VOCÊ VAI PRECISAR COMPRAR MAIS."
    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa Tenso

    O que as operadoras querem

    Segundo informações do Tecnoblog, o plano da Vivo para implementar franquias contaria com as seguintes limitações:

    - Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB
    - Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
    - Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
    - Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
    - Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
    - Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB  

    O planejamento da Vivo, e inclusive postagens da empresa em redes sociais, indicam que o objetivo é implementar essas franquias até o final do ano. Até lá, essas limitações não seriam aplicadas aos consumidores "de forma promocional", porém já estão previstas nos contratos feitos a partir de 5 de fevereiro.
    [img]As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa 2z8w7s5[/img]
    Afinal, quanto consumimos?

    Fizemos uma experiência para determinar quanto um usuário pode consumir de sua franquia em atividades como navegar na internet, ver vídeos, jogar online e baixar games. Dentro de nossos resultados, que vocês podem ver na íntegra nesse link, levantamos três perfis de uso em um computador:

    - Perfil de uso leve: 4 horas de navegação na web e um episódio de Netflix por dia
    - Perfil de uso intermediário: 4 horas de navegação web, 1 hora de Youtube e um episódio de Netflix por dia. Dois games baixados por mês
    - Perfil de uso avançado: 8 horas de navegação web, 2 horas de Youtube, dois episódios de Netflix e oito jogos baixados por mês.

    Nessa progressão, teríamos os seguintes consumos mensais (arredondando valores para melhor visualização):

    -Perfil de uso leve: (1.600 MB navegação cotidiana + 1.100 MB de Netflix) x 30 = 78 GB por mês
    -Perfil de uso intermediário: (1.600 MB navegação cotidiana + 1200 MB Youtube + 1100 MB Netflix) x 30 + 40 GB = 157 GB
    - Perfil de uso avançado: (3.200 MB de navegação cotidiana + 2.400 MB + 2.200 MB) x 30 + 160 GB = 394 GB

    Era do streaming e a necessidade de dimensionar 
    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa Netflix-youtube


    Nossa experiência anterior traz a tona quem é o responsável por toda essa discussão: o streaming. A ascensão de plataformas de vídeo transmitidos através da web mudou o perfil de consumidor, e as operadoras estão buscando formas de lidar com a nova realidade.

    Para quem não conhece o processo da venda da banda larga, funciona da seguinte forma: as operadoras possuem uma estrutura local e vendem os planos. Apesar de, no contrato, você possuir uma determinada velocidade contratada, praticamente nenhuma operadora conseguiria entregar essa velocidade máxima a todos ao mesmo tempo. Isso não é ilegal e inclusive há valores que as operadoras precisam atingir dentro de sua franquia, algo que deve ser em média 80% do que foi contratado e no mínimo 40%, definido pela ANATEL.

    Aí surge a raiz do problema: naturalmente é impossível que toda a base instalada de consumidores decida ao mesmo tempo usar toda sua capacidade de banda. Isso cria margens que possibilitam a inscrição de novos clientes, que somados ficariam acima da capacidade da estrutura disponível se acontecesse esse alinhamento de consumo improvável. Do lado da operadora isso é benéfico ao aumentar sua renda com mais consumidores, e em contrapartida o consumidor tem acesso a planos mais baratos disponíveis através dessa otimização da estrutura.

    Mas esse equilíbrio foi quebrado com o crescimento de serviços como Netflix, YouTube e Twitch. Com o aumento acelerado do consumo de banda dos usuários, as operadoras passaram a ter um problema com o dimensionamento da rede, em um contexto onde todos consomem mais que antes e alguns (esses que emendam maratonas de series uma após a outra) agora consomem MUITO mais que antes.

    Estudando as opções, fica evidente que todas elas atingem os consumidores de alguma maneira. Um plano de ampliar a estrutura para comportar o novo perfil de consumo evidentemente acarretaria investimentos que seriam repassados para os consumidores. A outra opção, que algumas operadoras começam a indicar como sua saída, é redimensionar a rede para controlar melhor as desigualdades entre os usuários, punindo quem exagera sem atingir quem tem um uso mais ponderado da internet. A segunda opção parece justo, mas aqui vai o nosso porém. 

    Conclusão 

    Ao analisarmos a situação, fica evidente que o maior problema na iniciativa das operadoras em limitar nossas franquias de internet é a desinformação. O principal discurso é que limitar o consumo de dados iria redimensionar melhor a rede, penalizando em uma ponta o usuário que consome em excesso a banda mas, em contrapartida, sendo mais justo com quem tem um consumo mais controlado de internet. O que torna a ação controversa é que nós não sabemos quem são essas pessoas, e o que é "consumir demais ou de menos".

    Considerando nossos testes, que utilizaram o consumo de APENAS UM COMPUTADOR na rede, que obviamente terá mais dispositivos conectados, fica evidente que os planos com franquias muito limitadas têm potencial de PENALIZAR PRATICAMENTE TODOS OS CONSUMIDORES. Mesmo o plano da Vivo com maior quantidade de franquia disponível (130GB) pode ser facilmente atropelado em diversos dos perfis que levantamos. O limite de 10GB chega a ser risível.


    A IMPRESSÃO QUE FICA SOBRE AS LIMITAÇÕES DE FRANQUIA, COM O ESTÁ, É QUE ELAS SÓ VÃO BENEFICIAR AS OPERADORAS
    As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa Martelo-1


    O maior problema de todo esse processo é uma falha histórica das operadoras: a falta de transparência. A forma como as primeiras operadoras indicam que pretendem realizar a limitação das franquias é muito unilateral e com pouco respaldo para os consumidores sobre o que está acontecendo. Para os consumidores, a bronca é justa: da perspectiva do cliente, ele agora vai pagar o mesmo por um serviço que vai oferecer uma restrição que não havia antes.

    As operadoras, como toda empresa, tentam sempre destacar vantagens, existindo ou não, para os clientes quando elas anunciam esse tipo de mudança. Fica difícil então saber o real motivo para essa movimentação estar acontecendo agora, mas a ascensão do streaming como Netflix, YouTube ou TwitchTV é sempre mencionada quando discutimos o assunto. Por isso separamos um post em especial na nossa parte de opinião para especular porque a limitação de franquias pode estar acontecendo agora.

    http://adrenaline.uol.com.br/2016/03/30/41079/as-operadoras-podem-sim-definir-uma-franquia-de-dados-para-sua-conex-o--entenda-o-que-isso-signific
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    Mensagem por rodrigolfp Sex 01 Abr 2016, 12:58

    se tivesse limite no meus 4Mb da vivo eu não conseguiria baixar GTA V depois de comprado. PSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBRPSASBR

    enfim, os preços do BR já são uma piada, com cotas ainda é motivo pra guerra civil...
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    Mensagem por Rodrigo Reges Sex 01 Abr 2016, 13:34

    E tudo isso pra tentar tirar o HUEBR da internet/Netflix/Facebook/Youtube e forçar a assistir novelas da Globo... tnc... kkkk
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    Mensagem por Douglas Doge Sex 01 Abr 2016, 14:29

    que LIXO, 25Mbps e 130gb de limite, vergonha,
    já é um absurdo o que fazem em internet móvel.. prefiro não ter do que ter e passar raiva, ter que escolher o que baixar, do mesmo modo que não tenho plano de internet no cell até isso mudar.
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    Mensagem por neto_btu Sex 01 Abr 2016, 15:46

    Até agora não vi um puto falando sobre franquia pra quem tem mais de 25mb... eu tenho 50mb.
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    Mensagem por neto_btu Sex 01 Abr 2016, 15:47

    Meu grande problema é se ocorrer o CORTE mesmo... pq se reduzir, sei lá, 90% da internet, ainda me sobra 5mb. De qqr forma é uma sacanagem, falei isso só pensando no menor dos males. Claro q pra qm tem 10mb, sobra só 1mb, q é bem pouco, mas fzr oq... melhor q cortar.
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    Mensagem por shavasko Sáb 02 Abr 2016, 01:52

    ESSE É UM TIPO DE PROBLEMA QUE SÓ O CAPITALISMO PODE RESOLVER.

    só otário pensa que algum órgão regulamentador deveria existir pra cuidar dessas coisas.

    queria ver uma empresa como VIVO na FINALÂNDIA, ia ser massacrada na 1ª semana de existência.

    é uma merda dar tantos passos pra trás, e agora na telecomunicação. Isso é uma tragédia nacional, tragédia! Por mais que muitos seres antiquados pensem que internet não é essencial, esse tipo de medida é desanimador pra mim, me faz ainda ter mais vontade de cair fora do Brasil, nem que seja peregrinando a-toa sem rumo.

    podem tacar fogo em tudo. Isso aqui já era.
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    Mensagem por Douglas Doge Sáb 02 Abr 2016, 02:23

    Fibra não vai ter redução, vai ser corte mesmo.

    tenho 100mb fibra justo da vivo.
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    Mensagem por Douglas Doge Sáb 02 Abr 2016, 02:34

    se limitarem meu plano, migrarei pro mais barato que tiver, pagar por fibra e ter que escolher o que baixar é uma piada(baseado nos limites ai, se limitarem os planos de 50mb+, vai ter um limite de uns 200gb).

    se isso acontecer vou ter que procurar no cu do mundo as mídias físicas de PC.
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    Mensagem por Stallone Cobra Sáb 02 Abr 2016, 09:17

    Isso aí é que dá partido de comunistas/vagabundos/desgraçados no governo. Enquanto isso o casal de vagabundos tá lá, devem passar o dia inteiro tentando achar uma maneira de se safarem com o mínimo de prejuízo. Comunista é lixo kra, eu não tenho paciência nehuma, tem que levar é chute na cabeça.
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    Mensagem por DouglasHG Sáb 02 Abr 2016, 12:20

    essa desgraça de pais....
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    Mensagem por AvatarFa Sáb 02 Abr 2016, 13:23

    Tem que mandar essas merdas de operadoras pro inferno, não pode ficar de braços cruzados e aceita uma coisa dessa ai, o povo que protestar na rua tem que incluir as operadoras no protesto tbm, isso é censura!
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    Mensagem por AvatarFa Sáb 02 Abr 2016, 13:30

    Se a operadora não quer prestar serviço de modo que o consumidor deseja que saia fora do pais.
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    Mensagem por AvatarFa Sáb 02 Abr 2016, 14:02

    Alguma coisa deve ser feita, não devemos aceitar esse tipo de medida.
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    Mensagem por André ► ❻ ◄ Sáb 02 Abr 2016, 21:10

    É por isso que a Live Tim, ao menos aqui em SP, começa a virar o melhor serviço de internet. Se ainda oferecessem serviço de qualidade, mas tanto a Net,VIVO,Oi prestam um serviço de merda.
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    Mensagem por Stallone Cobra Sáb 02 Abr 2016, 21:21

    Eu espero que continue do jeito que tá no caso da Oi e Net. Elas dizem que cortam/reduzem mas na prática não cortam.
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    Mensagem por AvatarFa Sáb 02 Abr 2016, 21:28

    Assim eu espero tbm.
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    Mensagem por Wellington Kaiser Seg 04 Abr 2016, 01:10

    shavasko escreveu:ESSE É UM TIPO DE PROBLEMA QUE SÓ O CAPITALISMO PODE RESOLVER.

    só otário pensa que algum órgão regulamentador deveria existir pra cuidar dessas coisas.

    queria ver uma empresa como VIVO na FINALÂNDIA, ia ser massacrada na 1ª semana de existência.

    é uma merda dar tantos passos pra trás, e agora na telecomunicação. Isso é uma tragédia nacional, tragédia! Por mais que muitos seres antiquados pensem que internet não é essencial, esse tipo de medida é desanimador pra mim, me faz ainda ter mais vontade de cair fora do Brasil, nem que seja peregrinando a-toa sem rumo.

    podem tacar fogo em tudo. Isso aqui já era.
    Pois é! Tira essa merda de regulamentação, deixa o pessoal de fora entrar e vamos ver quem sobrevive.
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    Mensagem por Stallone Cobra Seg 11 Abr 2016, 08:43

    E a Vivo comprou a GVT (que não teria limite de tráfego).
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    Mensagem por Wellington Kaiser Seg 11 Abr 2016, 18:39

    AT&T comprou a Sky, vamos ver se rola uma concorrência ou se vai entrar pro clube do cartel.
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    Mensagem por Stallone Cobra Seg 11 Abr 2016, 19:59

    Dizem que a tal de Live Tim não vai aderir. Mas não tem aqui em BH. Acho que é só Rio e SP.
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    Mensagem por neto_btu Seg 11 Abr 2016, 21:42

    Live Tim tinha que aproveitar essa bomba que vai estourar a partir do ano que vem e expandir pro Brasil inteiro na velocidade da luz. Mas é mais fácil entrarem pro cartel do que fazerem isso. Aliás, vão acabar sendo forçados a entrar no cartel.

    Mas na verdade isso tudo de limite de download e tal SEMPRE existiu, só que nunca foi colocado em prática na real. Só que agora a VIVO reacendeu a discussão e, sendo ela a maior operadora do Brasil, vai pressionar, via cartel, as outras operadoras a aplicarem as sanções. Resta saber o que é legal: cortar a internet? Segundo o marco civil, só pode ser cortada se houver falta de pagamento. Reduzir a velocidade? Isso já ocorre nos raros casos da NET fazer algo por vc ultrapassar os valores... só resta saber de quanto é essa redução para cada plano, ou se reduz para uma velocidade igual para todos.
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    Mensagem por Stallone Cobra Qua 13 Abr 2016, 12:41

    http://m.tecmundo.com.br/banda-larga/103564-inferno-internet-piorar-novas-limitacoes-operadoras.htm

    Melhor matéria que vi até agora sobre esse assunto.
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    Mensagem por AvatarFa Sáb 16 Abr 2016, 14:02

    duas operadoras aqui do meu estado vai continuar com plano sem limites.

    Agora quem tem Vivo/GVT vai se fuder.
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    Mensagem por Stallone Cobra Sáb 16 Abr 2016, 14:53

    AvatarFa escreveu:duas operadoras aqui do meu estado vai continuar com plano sem limites.

    Agora quem tem Vivo/GVT vai se fuder.
    quais?

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