Call of Duty 4 - Otimo shooter militar, inovador pra epoca, controles simples e bem adaptados, multiplayer online unico, historia cheia de reviravoltas e cinematics. O Legado sombrio: CoD 5 CoD 6 CoD 7 CoD 8 CoD 9 CoD 10 Medal of honor, homefront, Battlefield campanha, dentre outros, além de iron sight obrigatoria em qualquer shooter a partir de então.
-quem não se lembra da cena da explosão nucelar durante a campanha do jogo? momentos como esse se tornaram banais e até intrusivos nas inumeras sequencias-
Assassin's Creed - Pra epoca, um jogo bacana, com otima ambientação. Apesar de repetitivo, trouxe a inovação das escaladas automatizadas. O Legado sombrio: todo TPS de aventura agora tem um modo escalada automatizado e sem graça semelhante ao de AC. Além disso, popularizou o combate "press x to win".
-"nesse mundo tão vasto, me pergunto quantas bandeiras ainda aguardam para serem coletadas para proposito nenhum"-
Resident Evil 4 -TPS revolucionario com camera atras do ombro do protagonista e QTE em momentos chaves. Modificou a série RE para uma pegada mais ação. Legado sombrio: levou a série para o lado ação, matou o genero survival horror, e popularizou a camera atras do ombro do personagem. O pior legado, no entanto, foram as malditas QTE, que passaram a ser abusadas em outros jogos.
-"detras de ti imbecil!"-
God of War - Beat'm up super divertido de usar o mesmo combo do começo ao fim para zerar. O legado sombrio: oh boy... por onde começar? Finalizações "wow so edgy", QTE pra todo lado, combate copiado por dezenas de outros beat'm ups (dante's inferno, catlevania lord of shadows, darksiders, x-blades, conan, golden axe, e inumeros jogos de filmes), orbs que são atraidas pelo personagem ao passar perto para recuperar vida ou ganhar xp.
-"calma jogador, senta ai e aperta X q eu faço o resto por vc"-
Gears of War - Shooter revolucionario pra epoca com seu sistema de cover, que apesar de não ter sido o primeiro jogo a implementar um, foi o que popularizou o sistema como conhecemos hoje. Legado sombrio: todo TPS agora tem sistema de cover identico, e até mesmo alguns FPS, com personagens q colam magneticamente na superficie das coisas. Os jogos se tornaram esconde-atira com cenarios perfeitamente planejados para cover, limitando boa parte do level design.
-"Dom, já tentamos atirar e esconder, mas não funcionou. O que faremos agora?"- "recomendo esconder e atirar, senhor" - "genial! não sei o que faria sem você, Dom".-
Shadow of the Colossus - jogo 2deep4u, com cenarios vazios que levam o jogador à uma viagem introspectiva. O legado sombrio: começou a popularização dos "jogos arte", que levam muitos criticos e sonystas a chorar de emoção enquanto caminham por cenarios vazios com por do sol ao fundo.
-"Esse vazio representa o sofrimento de minha alma profunda e atormentada... vc não me entende mãe, sai daqui"-
Final Fantasy 7 - com a nova midia dos CDs, e o pulo para graficos em 3D, muitos se encantaram com o uso de CGs que agora podiam ser armazenadas nos incriveis 700mb. O legado sombrio: utilização de CG para criar cinematic moments e enganar os trouxas com graficos além do possivel. O poder das CGs é tão grande que até hoje são utilizadas quando um jogo é revelado - e as pessoas continuam a cair no truque.
-"Essas imagens são ingame rodando no hardware do ps1" - Sony na E3 1995.
Halo - Shooter fantastico com diversos elementos de gameplay inovadores, em cenarios amplos e com uso de veiculos. Legado sombrio: infelizmente o que outros jogos copiaram não foi nada dos aspectos grandiosos, e sim a vida que regenera. Em halo isso tinha um motivo, mas como explicar vida que regenera em todos os shooters militares modernos, sandbox, adventures, action rpg, survival horror, futebol, peteca, campo minado, tetris, imposto de renda, tudo? Além disso, popularizou os checkpoints constantes a cada 10 passos.
-"trabalhamos duro para fazer um gameplay dinamico, com dezenas de armas criativas, mapas abertos que permitem multiplas aproximações, uso de veiculos, graficos vivos e com otima direção de arte, cenarios grandiosos e musicas orquestradas. Tenho certeza que será isso que ficará de legado para futuros jogos do genero!" - produtor de Halo, iludido
Half Life 2 - FPS de corredor que ficou popular por seus graficos e por causa de puzzles manjados e da gravity gun. Legado sombrio: iniciou o cancer dos FPS lineares com scripted events pra todo lado.
- Half life, como era popularmente conhecido nas lan houses -
World of Warcraft/Everquest - MMO de tetudo. Legado sombrio: popularizou o modelo de MMO mais copiado até hoje. No fundo é tudo WoW com roupagem diferente, gameplay nulo, e quests sem graça com grinding infinito.
Wii Sports - jogo q demonstrou o potencial dos controles de movimento. Quem não se maravilhou ao jogar wii ports pela primeira vez? Legado sombrio: iniciou a onda dos gimmicks, que então dariam luz à aberrações como o move e o kinect.
Cave Story - jogo indie com elementos metroidvania lançado em 2004, quando jogos indies ainda eram pouco conhecidos. Legado sombrio: iniciou a modinha dos jogos indie 8 bits, por conta de seu visual retro. Foi a partir desse jogo q se iniciou a onda hipster, impulsionada também por la mulanna em 2005 e megaman 9 em 2008. Graças a esses jogos, hoje temos FEZ e toda a enxurrada de jogos indies com graficos 8 bits because such art, wow.
-na epoca de cave story esses graficos foram nostalgicos, hoje em dia ficaram tão banais que seria mais nostalgico ver um jogo com grafico de N64 ou ps1-
Minecraft - joguinho de catar recursos pelo mapa e usa-los para montar coisas para depois fazer videos na internet para outros desocupados como vc assistirem. O legado sombrio: inspirou dezenas de outros jogos com "craft" no meio, basta entrar na sua loja online mais proxima e ver a quantidade de clones de rip offs.
Dead Rising/CoD WaW - foram os jogos q deram iniciou a explosão de jogos com temática zumbi. Legado sombrio: deram inicio à explosão de jogos com temática zumbi. Preciso dizer mais alguma coisa? Assim como um vivo morto, essa modinha parece não querer morrer.
-Cada zumbi nesse na imagem representa um jogo de zumbi lançado nessa geração. Em cima do caminhão é o Neto-
Medal of Honor (ps1) - FPS mediocre pra quem não tinha um N64 nos idos de 1997. Legado sombrio: iniciou a década dos FPS de segunda guerra mundial, q so foi terminar mesmo com o lançamento de CoD4MW... e hoje sentimos falta dos jogos de segunda guerra.
-"mãeee, todos meus amigos tão jogando goldeneye, compra um N64 pra mim!" "cala boca moleque, joga o q voce tiver ai" "okay then "
Far Cry 3 - Excelente jogo que se passa em uma ilha paradisiaca, onde vc precisa caçar animais para dar upgrade nos seus items. Legado sombrio: iniciou a febre do arco e flecha, que se seguiu com jogos como Crysis 3, AC3, Tomb Raider, Thief e The last of us. Parte da culpa veio também do filme Hunger Games, mas parece que a febre já está passando.
-certamente a melhor arma para lidar com centenas de homens armados de metralhadoras semi-automaticas-
Última edição por Gustavo DEUSTENDO em Seg 07 Jul 2014, 13:10, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : pq eu quis)